• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-10032021-152647
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Fabbro Cunha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Martins, José Batista Dal Farra (Président)
Aguilar, Gina Maria Monge
Wegner, Ana Cristine
Titre en portugais
O canto do ator: dois estudos sobre a poética de Novarina
Mots-clés en portugais
Ator
Corpo e voz
Dramaturgia contemporânea
Novarina
Prática com o texto
Resumé en portugais
Esta pesquisa de âmbito prático e teórico visa investigar a pedagogia do ator e suas possibilidades poéticas de trabalho com o dizer de um texto em confronto com a dramaturgia de Valère Novarina. Para tanto, a dissertação vale-se de preceitos deste dramaturgo, direcionados ao ator, a partir de seu texto Carta aos Atores. Na parte prática da pesquisa, são utilizados trechos de duas de suas peças: O Ateliê Voador e L'Espace Furieux. Constrói-se um diálogo com a tese de doutorado de Antonio Januzelli, que trata da prática do ator e alicerça também a pesquisa prática. Há, ainda, um trabalho de tradução de uma cena da peça L'Espace Furieux, em jogo com a prática do ator, a fim de explorar possibilidades tradutológicas diretamente sobre a cena com os atores ou o ator. Desta forma, a pesquisa foca o jogo do ator com o texto e, em última instância, as fronteiras entre o cantar e o falar.
Titre en anglais
The Actor's Sing/Corner: two studies on the poetics of Novarina
Mots-clés en anglais
Body and voice
Contemporary dramaturgy
Novarina
Practice with the text
Resumé en anglais
This research of practical and theoretical scope aims to investigate the pedagogy of the actor and his poetic possibilities of work with the speaking of a text in confrontation with the dramaturgy of Valère Novarina. To this end, the dissertation uses the precepts of this playwright, directed to the actor, from his text Letter to the Actors. In the practical part of the research, excerpts from two of his plays are used: The Flying Workshop and L'Espace Furieux. This dissertation builds a dialogue with Antonio Januzelli's PhD thesis, which deals with the practice of the actor and underpins practical research. There is also a work of translation of a scene from the play L'Espace Furieux, in a game with the actor's practice, in order to explore translation possibilities directly on the scene with the actors or the actor. Thus the research focuses on the actor's game with the text and, ultimately, the boundaries between singing and speaking.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.