• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-10032021-152647
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Fabbro Cunha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Aguilar, Gina Maria Monge
Wegner, Ana Cristine
Título en portugués
O canto do ator: dois estudos sobre a poética de Novarina
Palabras clave en portugués
Ator
Corpo e voz
Dramaturgia contemporânea
Novarina
Prática com o texto
Resumen en portugués
Esta pesquisa de âmbito prático e teórico visa investigar a pedagogia do ator e suas possibilidades poéticas de trabalho com o dizer de um texto em confronto com a dramaturgia de Valère Novarina. Para tanto, a dissertação vale-se de preceitos deste dramaturgo, direcionados ao ator, a partir de seu texto Carta aos Atores. Na parte prática da pesquisa, são utilizados trechos de duas de suas peças: O Ateliê Voador e L'Espace Furieux. Constrói-se um diálogo com a tese de doutorado de Antonio Januzelli, que trata da prática do ator e alicerça também a pesquisa prática. Há, ainda, um trabalho de tradução de uma cena da peça L'Espace Furieux, em jogo com a prática do ator, a fim de explorar possibilidades tradutológicas diretamente sobre a cena com os atores ou o ator. Desta forma, a pesquisa foca o jogo do ator com o texto e, em última instância, as fronteiras entre o cantar e o falar.
Título en inglés
The Actor's Sing/Corner: two studies on the poetics of Novarina
Palabras clave en inglés
Body and voice
Contemporary dramaturgy
Novarina
Practice with the text
Resumen en inglés
This research of practical and theoretical scope aims to investigate the pedagogy of the actor and his poetic possibilities of work with the speaking of a text in confrontation with the dramaturgy of Valère Novarina. To this end, the dissertation uses the precepts of this playwright, directed to the actor, from his text Letter to the Actors. In the practical part of the research, excerpts from two of his plays are used: The Flying Workshop and L'Espace Furieux. This dissertation builds a dialogue with Antonio Januzelli's PhD thesis, which deals with the practice of the actor and underpins practical research. There is also a work of translation of a scene from the play L'Espace Furieux, in a game with the actor's practice, in order to explore translation possibilities directly on the scene with the actors or the actor. Thus the research focuses on the actor's game with the text and, ultimately, the boundaries between singing and speaking.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.