• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-09032021-145034
Document
Auteur
Nom complet
Marcia de Azevedo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Coutinho, Eduardo Tessari (Président)
Carvalho, Marcelo Braga de
Paula, José Eduardo de
Titre en portugais
Imaginação Criativa: teorias e práticas em (re)escrituras cênicas - uma jornada pedagógica
Mots-clés en portugais
Ator
Imaginação
Procedimentos criativos
Stanislávski
Teatro
Resumé en portugais
Por meio da exploração do conceito de imaginação, reflete-se sobre o porquê de ela se torna criativa quando direcionada aos trabalhos artísticos. Sua aplicabilidade em sala de aula é analisada durante a formação profissional de estudantes de teatro. A pesquisa é realizada em uma escola com metodologia a partir do sistema de Constantin Stanislávski. A averiguação prática é realizada com três turmas em estágios diferenciados: o primeiro grupo é composto de estudantes que iniciaram o curso livre de teatro; o segundo grupo, de aprendizes que decidiram embarcar no curso de formação profissional; e o terceiro grupo, de estudantes que estavam no último estágio de sua formação em teatro. Os procedimentos experimentados a partir da imaginação e realizados em sala de aula, como jogos dramáticos, treinamentos, vivências e construção de cenas visam, a partir dos saberes pessoais, auxiliar o aprendiz de artes cênicas no exercício do "músculo imaginativo" em prol dos processos criativos e seus desdobramentos.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Actor
Creative procedures
Imagination
Stanislavski
Theater
Resumé en anglais
Through the exploration of the concept of imagination, we reflect on why it becomes creative when directed to artistic works. Its applicability in the classroom is analyzed during the professional training of theater students. The research is carried out in a school with a methodology based on Constantin Stanislavsky's system. The practical study is carried out with three classes in different stages: the first group is composed of students who started the free course of theater; the second group, of apprentices who decided to embark on the vocational training course; and the third group, of students who were in the last stage of their theater training. The procedures experienced from the imagination and performed in the classroom, such as dramatic games, trainings, experiences and scene construction aim, from personal knowledge, to assist the apprentice of performing arts in the exercise of "imaginative muscle" in favor of creative processes and their developments.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MarciadeAzevedoVC.pdf (4.41 Mbytes)
Date de Publication
2021-03-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.