• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-09032021-145034
Documento
Autor
Nombre completo
Marcia de Azevedo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Coutinho, Eduardo Tessari (Presidente)
Carvalho, Marcelo Braga de
Paula, José Eduardo de
Título en portugués
Imaginação Criativa: teorias e práticas em (re)escrituras cênicas - uma jornada pedagógica
Palabras clave en portugués
Ator
Imaginação
Procedimentos criativos
Stanislávski
Teatro
Resumen en portugués
Por meio da exploração do conceito de imaginação, reflete-se sobre o porquê de ela se torna criativa quando direcionada aos trabalhos artísticos. Sua aplicabilidade em sala de aula é analisada durante a formação profissional de estudantes de teatro. A pesquisa é realizada em uma escola com metodologia a partir do sistema de Constantin Stanislávski. A averiguação prática é realizada com três turmas em estágios diferenciados: o primeiro grupo é composto de estudantes que iniciaram o curso livre de teatro; o segundo grupo, de aprendizes que decidiram embarcar no curso de formação profissional; e o terceiro grupo, de estudantes que estavam no último estágio de sua formação em teatro. Os procedimentos experimentados a partir da imaginação e realizados em sala de aula, como jogos dramáticos, treinamentos, vivências e construção de cenas visam, a partir dos saberes pessoais, auxiliar o aprendiz de artes cênicas no exercício do "músculo imaginativo" em prol dos processos criativos e seus desdobramentos.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Actor
Creative procedures
Imagination
Stanislavski
Theater
Resumen en inglés
Through the exploration of the concept of imagination, we reflect on why it becomes creative when directed to artistic works. Its applicability in the classroom is analyzed during the professional training of theater students. The research is carried out in a school with a methodology based on Constantin Stanislavsky's system. The practical study is carried out with three classes in different stages: the first group is composed of students who started the free course of theater; the second group, of apprentices who decided to embark on the vocational training course; and the third group, of students who were in the last stage of their theater training. The procedures experienced from the imagination and performed in the classroom, such as dramatic games, trainings, experiences and scene construction aim, from personal knowledge, to assist the apprentice of performing arts in the exercise of "imaginative muscle" in favor of creative processes and their developments.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MarciadeAzevedoVC.pdf (4.41 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-03-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.