• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-09012020-163224
Documento
Autor
Nombre completo
Livia Vilela Taveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Coutinho, Eduardo Tessari (Presidente)
Brasil, Ana Clara Cabral Amaral
Neves, Neide
Título en portugués
Imagens corporificadas: Variações de qualidades de movimento nos processos criativos em Técnica Klauss Vianna com o uso de disparadores imagéticos.
Palabras clave en portugués
Corpo
Movimento
Preparação do ator
Teatro
Técnica Klauss Vianna
Resumen en portugués
A presente dissertação apresenta um estudo teórico-prático sobre o movimento em processos criativos teatrais alicerçados na Técnica Klauss Vianna (TKV), com auxílio de disparadores imagéticos provenientes do Sistema Laban. São investigados caminhos para estimular o ator durante a criação, exploração e apropriação dos movimentos de partituras corporais e, também, para ampliação de repertório de qualidades de movimento. O corpo é entendido, aqui, como um sistema amplo, em constantes transformação e trocas com o ambiente. Enfatizam-se aspectos como a atenção focada e a repetição consciente na (re)construção do movimento. É apresentada a origem desta pesquisa, que foi a experimentação vivenciada em sala de ensaio durante a criação do espetáculo teatral "A Dor". A pesquisa também desenvolve uma prática, composta por um experimento cênico, a partir do qual são suscitadas as reflexões sobre o processo criativo solo.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Body
Klauss Vianna Technique
Movement
Preparation of the actor
Theater
Resumen en inglés
This dissertation presents a theoretical and practical study about the movement in theatrical creative processes based on the Klauss Vianna Technique, with the aid of imagery triggers from the Laban System. Paths are investigated to stimulate the actor during the creation, exploration and appropriation of body movements routines and, also, to expand the repertoire of movement qualities. The body is understood here as a broad system, constantly changing and exchanging with the environment. Aspects such as focused attention and conscious repetition in the (re)construction of movement are emphasized. The origin of this research is presented, which was the experimentation experienced in the rehearsal room during the creation of the theatrical show "The Pain". The research also develops a practice, composed by a scenic experiment, from which the reflections on the solo creative process are raised.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.