• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-06062022-144826
Document
Auteur
Nom complet
Bianca Bazzo Rodrigues
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Santos, Maria Thais Lima (Président)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Dumas, Alexandra Gouvêa
Machado, Lara Rodrigues
Moreira, Jailma dos Santos Pedreira
Titre en portugais
O Bando-Cangaço do Aldeia Mangue: percursos criativos em Dança na Caatinga sergipana
Mots-clés en portugais
Caatinga
Cangaço Lampiônico
Criação Cênica
Dança
Processo Artístico-Pedagógico
Resumé en portugais
A tese versa sobre uma pesquisa prático-criativa e pedagógica em Dança dentro de um bioma brasileiro: a Caatinga nordestina do Alto Sertão Sergipano. Parte-se para a vivência direta e fazer artístico nesse ambiente, entendendo-o como território provocador de transmutAções nos estados físicos-sensitivos-simbólicos das artistas da cena. O coabitar na Caatinga incita e potencializa o fazer cênico cruzado pelas diferentes situações, saberes, formas de ser e conviver no bioma. A pesquisa ainda entrelaça o universo do cangaço lampiônico como mote para os atos em Dança, revisitado nos modos de operar, perceber, ser e agir do próprio contexto. Na prática da criação cênica, investe-se nos laboratórios criativos como ferramenta-guiamento pedagógico potente e singular nos processos compositivos em Dança. A investigação apresenta um bando de artistas-cangaceiras, percebendo o ser artista como um desafio de si mesma, de pertencimento e de reconhecimento do bando visto aqui, como locus de cumplicidade, superação e enfrentamento dos riscos constantes nos processos que as formam -, assumindo as fricções, os embates, as complexidades vivenciadas como caminhos para uma formação acadêmica no campo artístico. E para abraçar os diferentes territórios transitados, a pesquisa reconhece os saberes ancestrais e a existência dos seres encantados e espiritualidades como guias que encantam e apontam saberes na construção do conhecimento.
Titre en anglais
The Bando-Cangaço do Aldeia Mangue: creative routes in Dance in the Caatinga of Sergipe
Mots-clés en anglais
Artistic-Pedagogical Process
Caatinga
Cangaço lampiônico
Dance
Scenic Creation
Resumé en anglais
The study is about a practical-creative and pedagogical research in Dance within a Brazilian biome: the Northeastern Caatinga of Alto Sertão Sergipano. It starts with direct experience and artistic work in this environment, understanding it as a territory that provokes transmutations in the physical-sensitive-symbolic states of the artist in the scene. Cohabiting in the Caatinga encourages and enhances scenic making crossed by different situations, knowledge, ways of being and living in the environment. The research also interweaves the universe of cangaço lampiônico as a theme for the acts in Dance, revisited in the ways of operating, perceiving, being and acting within the context itself. In the practice of scenic creation, investment is made in creative laboratories as a powerful and unique pedagogical guiding in the compositional processes in Dance. The investigation presents a gang of artistas-cangaceiras, perceiving being an artist as a challenge to oneself, of belonging and recognition of the gang - seen here, as a locus of complicity, overcoming and facing the constant risks in the processes that form them -, assuming frictions, clashes, complexities experienced as paths to academic training in the artistic field. And to embrace the different territories traveled through, the research recognizes ancestral knowledge and the existence of enchanted beings and spiritualities as guides that enchant and point to knowledge in the construction of knowledge.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-06-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.