• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-06062022-144826
Documento
Autor
Nombre completo
Bianca Bazzo Rodrigues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Santos, Maria Thais Lima (Presidente)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Dumas, Alexandra Gouvêa
Machado, Lara Rodrigues
Moreira, Jailma dos Santos Pedreira
Título en portugués
O Bando-Cangaço do Aldeia Mangue: percursos criativos em Dança na Caatinga sergipana
Palabras clave en portugués
Caatinga
Cangaço Lampiônico
Criação Cênica
Dança
Processo Artístico-Pedagógico
Resumen en portugués
A tese versa sobre uma pesquisa prático-criativa e pedagógica em Dança dentro de um bioma brasileiro: a Caatinga nordestina do Alto Sertão Sergipano. Parte-se para a vivência direta e fazer artístico nesse ambiente, entendendo-o como território provocador de transmutAções nos estados físicos-sensitivos-simbólicos das artistas da cena. O coabitar na Caatinga incita e potencializa o fazer cênico cruzado pelas diferentes situações, saberes, formas de ser e conviver no bioma. A pesquisa ainda entrelaça o universo do cangaço lampiônico como mote para os atos em Dança, revisitado nos modos de operar, perceber, ser e agir do próprio contexto. Na prática da criação cênica, investe-se nos laboratórios criativos como ferramenta-guiamento pedagógico potente e singular nos processos compositivos em Dança. A investigação apresenta um bando de artistas-cangaceiras, percebendo o ser artista como um desafio de si mesma, de pertencimento e de reconhecimento do bando visto aqui, como locus de cumplicidade, superação e enfrentamento dos riscos constantes nos processos que as formam -, assumindo as fricções, os embates, as complexidades vivenciadas como caminhos para uma formação acadêmica no campo artístico. E para abraçar os diferentes territórios transitados, a pesquisa reconhece os saberes ancestrais e a existência dos seres encantados e espiritualidades como guias que encantam e apontam saberes na construção do conhecimento.
Título en inglés
The Bando-Cangaço do Aldeia Mangue: creative routes in Dance in the Caatinga of Sergipe
Palabras clave en inglés
Artistic-Pedagogical Process
Caatinga
Cangaço lampiônico
Dance
Scenic Creation
Resumen en inglés
The study is about a practical-creative and pedagogical research in Dance within a Brazilian biome: the Northeastern Caatinga of Alto Sertão Sergipano. It starts with direct experience and artistic work in this environment, understanding it as a territory that provokes transmutations in the physical-sensitive-symbolic states of the artist in the scene. Cohabiting in the Caatinga encourages and enhances scenic making crossed by different situations, knowledge, ways of being and living in the environment. The research also interweaves the universe of cangaço lampiônico as a theme for the acts in Dance, revisited in the ways of operating, perceiving, being and acting within the context itself. In the practice of scenic creation, investment is made in creative laboratories as a powerful and unique pedagogical guiding in the compositional processes in Dance. The investigation presents a gang of artistas-cangaceiras, perceiving being an artist as a challenge to oneself, of belonging and recognition of the gang - seen here, as a locus of complicity, overcoming and facing the constant risks in the processes that form them -, assuming frictions, clashes, complexities experienced as paths to academic training in the artistic field. And to embrace the different territories traveled through, the research recognizes ancestral knowledge and the existence of enchanted beings and spiritualities as guides that enchant and point to knowledge in the construction of knowledge.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-06-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.