Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-06062018-103905
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Cristina Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Koudela, Ingrid Dormien (Presidente)
Gama, Joaquim Cesar Moreira
Mattar, Sumaya
Título em português
Um patrimônio cultural inserido no teatro: As brincadeiras cantadas
Palavras-chave em português
Brincadeira cantada
Jogo teatral
Pedagogia do Teatro
Resumo em português
Este trabalho propõe apresentar uma parte do patrimônio cultural brasileiro inserindo-o no teatro através das brincadeiras cantadas que, por sua vez, a cada dia estão fadadas a caírem no esquecimento. Com a intenção de manter a chama viva dessa cultura popular e mergulhar nessa essência brasileira criou-se um registro sonoro e visual, contendo além do CD, as partituras e a descrição de como se pode brincar e do como efetivamente brincamos. Além disso, uma personagem, intitulada "Menina", a qual narra toda a experiência brincante com as brincadeiras selecionadas de dois espetáculos, garante-nos os detalhes teóricos dos recortes dos espetáculos. O primeiro refere-se à peça de Georg Büchner "Woyzeck", em uma adaptação de Ingrid Dormien Koudela, chamada "Ferida Woyzeck" e o segundo, "Quero ser grande", criação coletiva dos alunos da Escola Villare, de São Caetano do Sul - SP. Nos dois casos a "Menina" nos conta como a brincadeira cantada está relacionada ao estado do teatro por conter elementos inerentes à linguagem dele, das artes do corpo e da performance. Assim, a pesquisa apresenta o conceito de brincante para defender este estado em cena e aprofundar tais relações com a brincadeira no palco.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Singing games
Theater game
Theater pedagogy
Resumo em inglês
This work aims at presenting part of the Brazilian cultural heritage by placing it in the drama through singing games that are doomed to be forgotten. With the purpose of keeping the living flame of the popular culture and diving in its essence, it was created a visual and sound register, containing beyond the CD, the sheet music and the description of how we can play and how we really play. Despite this, a character whose name is "Menina", narrates the whole experience of the playing experience, with games selected from two plays, ensuring us the theoretical details of the pieces of the play. The first play is Woyzeck, by Georg Büchner, in an adaptation of Ingrid Dormien Koudela, called "Ferida Woyzeck" and the other "Quero ser grande", a collective creation by students from Escola Villare, São Caetano do Sul. In both cases, the "girl" tell us how the singing game is related to the state of the drama, because it contains elements embodied in its language, body art, performance. In this sense, the research presents the concept of player so as to defend this state on stage and deepen the relations between player and stage.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-06-06