• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-06032014-151151
Document
Auteur
Nom complet
Carlos Eduardo de Souza Brocanella Witter
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Martins, José Batista Dal Farra (Président)
Eikmeier, Martin
Lopes, Elisabeth Silva
Titre en portugais
O ator musical: a musicalidade na composição cênica
Mots-clés en portugais
Formação do ator
Meyerhold
Multiplicidade
Música
Musicalidade
Pedagogia Teatral
Teatro
Teatro Musical
Resumé en portugais
Esta pesquisa teórico-prática realiza um estudo do pensamento e dos princípios de trabalho de Vsévolod Meyerhold a partir da musicalidade no trabalho do ator, utilizando princípios de Murray Schafer e Dalcroze, para a compreensão da musicalidade no corpo do ator e no espaço cênico, com vistas à uma formação mais global do ator. Neste sentido buscamos traçar princípios pedagógicos e fundamentos artísticos sobre os quais investigamos teórica e praticamente. Sua contribuição pode ser útil para que o ator vislumbre possibilidades de trabalho exploratório sobre si mesmo, passando por um processo de incorporação da musicalidade enquanto elemento constitutivo de sua prática e organizador do tempo no espaço. Traça ainda breves comentários sobre um teatro múltiplo, no qual dialoguem todas as linguagens artísticas de maneira não disjuntiva. Busca, finalmente, uma formação integral do ator enquanto humano e enquanto artista.
Titre en anglais
The Musical Actor: The Musicality at the Scenic Composition.
Mots-clés en anglais
Actor's formation
Meyerhold
Multiplicity
Music
Musical Theater
Musicality
Theater Pedagogy
Theatre
Resumé en anglais
This research makes a theoretical and practical study of thinking and working principles of Vsévolod Meyerhold from the musicality at the actor's work using Murray Schafer's and Dalcroze's principles for the understanding of the musicality in actor's body and at the scenic space, looking for a global training of the actor. In this sense, we try to describe pedagogical principles and artistic elements on wich we study theoretical and practically. Its contribution can be useful for the envision possibilities of the actors on their exploratory work, through himself, passing through a process of incorporation of the musicality while constitutive element of their practice and a time organizer at the space. It also makes short comments about a plural theater in wich all the artistic languages can dialogue in a non-disjunctive way. Finally, it tries to find an integrate training of the actor as human and as an artist.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-03-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.