• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-05032021-212508
Document
Auteur
Nom complet
Vanessa Benites Bordin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Lopes, Elisabeth Silva (Président)
Almeida, Veronica Fabrini Machado de
Dawsey, John Cowart
Martins, José Batista Dal Farra
Santos, Eneila Almeida dos
Titre en portugais
Contando histórias, revelando tradições: encontros com os indígenas no Amazonas
Mots-clés en portugais
Contação de histórias
Experiência poética
Performance
Saberes ameríndios
Resumé en portugais
Esta tese se propõe a fazer uma reflexão sobre a pesquisa realizada no campo das práticas pedagógicas e experiências poéticas vividas junto aos indígenas das etnias Kokama e Tikuna. Esses encontros sensíveis se pautaram pela busca de diálogo com os saberes ameríndios e a criação de um espaço de conhecimento e de trocas culturais que potencializa as vozes dos sujeitos envolvidos - os indígenas, os alunos-performers e a performer-professora. Encontros com outros corpos, de pessoas, de grupos, de experiências, de lugares, de ideias, de histórias, de culturas, de etnias e de gênero, constituindo a malha de colaborações. São quatro encontros: o primeiro e o segundo falam da experiência com a comunidade indígena Parque das Tribos localizada no perímetro urbano da cidade de Manaus, Amazonas, em que o foco está na relação de troca junto às mulheres (professoras) e crianças indígenas em dois espaços culturais assessorados pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI/SEMED) instituídos dentro da comunidade: o Centro Cultural Mainuma e o Espaço Cultural Uka Umbuesara Wakenai Anumarehit. O terceiro e o quarto encontro, revelam, a partir das memórias desta performer-professora, as experiências vividas com o povo Tikuna no dia a dia da aldeia e especialmente como convidada no ritual de iniciação feminina Worecü, A Festa da Moça Nova, aprofundando algumas questões relacionadas aos mitos Tikuna e a performance das máscaras que aparecem durante esse ritual.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Amerindian knowledge
Performance
Poetic experience
Storytelling
Resumé en anglais
This thesis proposes to make a reflexive analysis on the research carried out in the field of pedagogical practices and poetic experiences lived with the indigenous peoples of the Kokama and Tikuna ethnic groups. These sensitive meetings were guided by the search for dialogue with Amerindian knowledge and the creation of a space of knowledge and cultural exchanges that potentiates the voices of the subjects involved - the Indians, the student-performers and the teacher-performer. Meetings with other bodies, people, groups, experiences, places, ideas, stories, cultures, ethnicities and gender, constituting the network of collaborations. There are four meetings: the first and the second talk about the experience with the indigenous community Parque das Tribos located in the urban perimeter of the city of Manaus, Amazonas, where the focus is on the exchange relationship with women (teachers) and indigenous children in two cultural spaces advised by the Indigenous School Education Management (GEEI / SEMED) established within the community: the Mainuma Cultural Center and the Uka Umbuesara Wakenai Anumarehit Cultural Space. The third and fourth meetings reveal, based on the memories of this artist, the experiences lived with the Tikuna people in the daily life of the village and especially as a guest in the Worecü female initiation ritual, A Festa da Moça Nova, deepening some issues related to the Tikuna myths and the performance of the masks that appear during this ritual.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.