Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-03122018-152924
Documento
Autor
Nombre completo
Laura Inês Sada Haddad
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Piacentini, Ney Luiz
Tavares, Abílio César Neves
Título en portugués
Cooperativa Paulista de Teatro: modelo de gestão cultural como processo intrínseco de formação artística e política do cooperado
Palabras clave en portugués
Cooperativa Paulista de Teatro
cultural
formação artística
gestão cultural
Resumen en portugués
Esta pesquisa procura identificar e analisar como um modelo de gestão cultural auxilia e potencializa a formação artística, pedagógica e política de um artista ou grupo cooperado, a partir do modelo usado pela Cooperativa Paulista de Teatro, importante organização cultural formada em 1979. A entidade, atualmente, reúne cerca de 800 núcleos e mais de 4.000 associados, respondendo pela maior parte da produção artística teatral do Estado de São Paulo. Pretende-se demonstrar que diferentes aspectos da gestão desta organização impactam diretamente sobre a qualificação, a experimentação e a reflexão do artista, criando condições para o pleno exercício das atividades de seus cooperados, constituindo-se como uma precursora de um modelo macro de gestão cultural no Brasil.
Título en inglés
Cooperativa Paulista de Teatro: model of cultural management as an intrinsic process of artistic and political formation of the cooperated
Palabras clave en inglés
artistic
formation
Cooperativa Paulista de Teatro
cultural management
cultural production
Resumen en inglés
This research aims to identify and analyze how a model of cultural management helps and enhances the artistic, pedagogical and political formation of a cooperative artist or group, based on the model used by Cooperativa Paulista de Teatro, an important cultural organization formed in 1979. The entity, currently, gathers around 800 groups and more than 4.000 associates, accounting for most of the theatrical artistic production of the State of São Paulo. It is intended to demonstrate that different aspects of the management of this organization have a direct impact on the qualification, experimentation and reflection of the artist, creating conditions for the full exercise of the activities of its members, constituting as a precursor of a macro model of cultural management in Brazil.
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Fecha de Publicación
2018-12-03