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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-03032017-161951
Documento
Autor
Nome completo
Victor Paulo de Seixas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Coutinho, Eduardo Tessari (Presidente)
Camargo, Andréia Vieira Abdelnur
Oliveira, George Mascarenhas de
Título em português
Repetir e sentir: mimo corpóreo, treinamento e subjetividade
Palavras-chave em português
Composição corporal
corpo e mente
e Teatro
Etienne Decroux
Mímica Corporal Dramática
Mimo Corpóreo
Processo pedagógico
Teatro físico
Resumo em português
Esta pesquisa teórico-prática parte da análise da técnica do Mimo Corpóreo buscando procedimentos para auxiliar a sua aplicação na criação cênica e na formação de atores e mimos. Este estudo é influenciado pelo conceito de paralelismo1 proposto pelo filósofo Holandês Baruch de Espinosa onde a mente e corpo não apresentam uma relação causal, e sim uma relação de reciprocidade, esse princípio também serve como poética para a execução da parte prática da pesquisa. Espinosa indo contra a tradição dualista propõe em sua doutrina filosófica uma união substancial entre corpo e mente, os dois são a mesma substância se manifestando em modos2 distintos agindo juntos pelo paralelismo. Levamos essa indicação para o processo de treinamento: mente e corpo trabalhando juntos sem relação hierárquica. Levantamos reflexões sobre a prática do Mimo Corpóreo na formação de atores e mimos e para a criação cênica, estudando a questão da repetição dos exercícios dentro do treinamento corporal. Propomos também uma organização de procedimentos da técnica e uma análise de sua parte conceitual. Realizando um exercício cênico inspirado nos elementos da doutrina filosófica de Espinosa, que será apresentado junto com a conclusão. Desta forma, procuramos fomentar a reflexão sobre o legado do ensino do Mimo Corpóreo e as suas possíveis aplicações também a outros processos criativos e de formação dentro das artes cênicas.
Título em inglês
Repeat and feel: Mime Corporeal, training and subjectivity
Palavras-chave em inglês
body and mind
body composition
Corporeal Mime
Dramatic Corporeal Mime
Etienne Decroux
pedagogical process
physical theater
theater
Resumo em inglês
This is a practical/theoretical research, starting from the analysis of Corporeal Mime technique, seeking for procedures to be used in scenic creation and training processes for actors and mimes. This study is influenced by the concept of parallelism proposed by the Dutch philosopher Baruch Spinoza, where the mind and body do not have a causal relationship, but a relationship of reciprocity, this principle also comes as poetic element on the practical part of this research. Spinoza against the dualist tradition propose in his philosophical doctrine a substantial union between body and mind. The two here are the same substance manifesting in different ways, and acting together within the parallelism. We bring this statement to the training process: mind (subjectivity) and body (form) working together with no hierarchical relationship. Raising some questions about the practice of the Corporeal Mime training applied for actors, mimes and the scenic creation, by the study the repetition issue on the in body training exercises, we also propose an organization of technical procedures and analysis of the conceptual part. Building a scenic exercise inspired in Spinoza"s philosophical doctrine, which will be show together with the conclusion. In this way, we are looking here to promote the debate on the legacy of Corporeal Mime teaching, by proposing some possible applications on creative processes and actor/dancing training in the performing arts.
 
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Data de Publicação
2017-03-06
 
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