• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-02102023-150132
Documento
Autor
Nome completo
Tania González Jordán
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Aguilar, Gina Maria Monge
Ribeiro, Daniel Glaydson
Título em português
Bitácora de viaje al mar de voces de Sirenas. Apuntes hacia una poética de la pedagogía vocal para la actriz y el actor del Centro Universitario de Teatro
Palavras-chave em português
Corpo + voz
Dialogo interdisciplinar
Persona e presença
Treinamento de atores
Resumo em português
Esta dissertação é um exercício de reflexão crítica sobre a pedagogia da voz ministrada no Centro Universitário de Teatro da Universidade Nacional Autônoma do México, dos anos noventa até o presente. A partir de uma breve revisão historiográfica, coloca-se como um ponto de inflexão o momento em que se apresenta a pedagogia da libertação da voz natural, proposta pela metodologia Linklater. Esta é uma investigação que problematiza conceitos centrais da pedagogia vocal no CUT, a partir da minha práxis como atriz e professora, ao longo da vinte anos, tais como: a ideia da libertação da voz, a relação entre corpo e voz, voz natural, a presença na voz, escuta, treinamento. Além disso, é um convite para abrir um diálogo com outras vozes nas quais encontrei ressonância, vozes que vêm de outras áreas como a pedagogia, o pensamento crítico, a ciência, a música, a poesia, a teoria do teatro, a sociologia e os mitos. Por fim, são propostas as primeiras notas para uma poética da pedagogia vocal para atrizes e atores em formação, que integre corporeidade, vocalidade e sentipensamento na presença de quem atua em cena.
Título em inglês
Bitácora de viaje en el mar de voces de Sirenas. Apuntes hacia una poética de la pedagogía vocal para la actriz y el actor del Centro Universitario de Teatro.
Palavras-chave em inglês
Cuerpo + voz
Dialogo interdisciplinar
Entrenamiento actoral
Persona y presencia
Resumo em inglês
Esta disertación es un ejercicio de reflexión crítica sobre la pedagogía de la voz impartida en el Centro Universitario de Teatro de la Universidad Nacional Autónoma de México, desde los años 90 hasta el momento actual. A partir de una breve revisión historiográfica, se coloca como punto de inflexión, el momento en el que se introduce la pedagogía de la liberación de la voz natural que propone la metodología Linklater. Se trata de una investigación que problematiza conceptos centrales de la pedagogía vocal en el CUT, a partir de mi praxis como actriz y docente, a lo largo de veinte años; tales como, la idea de la liberación de la voz, la relación entre cuerpo y voz, voz natural, la presencia en la voz, la escucha, el entrenamiento. Asimismo, es una invitación para abrir el diálogo con otras voces en las que he encontrado resonancia; voces que vienen de otras áreas como la pedagogía, el pensamiento crítico, la ciencia, de la música, la poesía, la teoría teatral, la sociología, y los mitos. Finalmente, se proponen los primeros apuntes hacia una poética de la pedagogía vocal para actrices y actores en formación, que integre corporalidad, vocalidad y sentipensamiento en la presencia de la persona que actúa en escena.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-10-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.