• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-02102023-125745
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Santos de Barros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Coutinho, Eduardo Tessari (Presidente)
Gomes, Adriane Maciel
Moreira, Jussara Trindade
Título em português
A experiência de um palhaço de rua latino-americano: um estado de risco
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
A partir da minha experiência como Palhaço de Rua proponho uma pesquisa que busca desenvolver um olhar reflexivo sobre o estado de risco que a rua gera na atuação do palhaço. Apresento as reflexões de autores e fazedores, rememorando a maneira que apareceram para mim. Além disso, apresento no texto da mesma maneira que descobri, algumas etapas que utilizei para a exploração do espaço público com o Palhaço, assim como: A Saída de Rua, o Ensaio de Rua e a Apresentação de Rua. Nessa trajetória, uma das minhas bases teóricas é o livro do palhaço argentino Chacovachi: Manual e Guia do Palhaço de Rua (2019). A pesquisa busca uma reflexão a partir da análise da trajetória que experienciei, e que foi me possibilitando vivenciar esses riscos (físico, artístico, social/político e financeiro - além do jogo, que é próprio da rua). O palhaço é capaz de subverter o risco e transformá-lo em qualidade cênica, já que é uma figura subversiva por natureza, isto é, o risco é percebido e colocado como parte da atuação. Um artista na rua está vulnerável aos acontecimentos externos e isso influencia na potência presencial do artista em cena. Aqui o foco será nesse artista que lida com esses acontecimentos. Dessa forma, cada apresentação torna-se uma construção coletiva, do artista e das pessoas que participam desse encontro. Os pontos apresentados nessa pesquisa são o recorte da minha experiencia específica em ser um Palhaço de Rua na América Latina. A pesquisa pretende levantar essas questões pouco estudadas, com o intuito de abordar, refletir, relacionar, mas sem buscar uma definição conclusiva. O objetivo é apresentar o ponto de vista de quem vê uma apresentação de rua do centro da roda, isto é, do artista.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
Partiendo de mi experiencia como Payaso Callejero, propongo una investigación que busca desarrollar una mirada reflexiva sobre el estado de riesgo que genera la calle en la actuación del payaso. Les presento las reflexiones de autores y realizadores, recordándome cómo aparecieron à mí. Además, presento en el texto de la misma forma que descubrí, algunos pasos que utilicé para explorar el espacio público con el Payaso, como: La Salida de Calle, el Ensayo de Calle y la Presentación Callejera. En esta trayectoria, una de mis bases teóricas es el libro del payaso argentino Chacovachi: Manual y Guía del Payaso Callejero (2019). La investigación busca una reflexión a partir del análisis de la trayectoria que viví, que me permitió experimentar estos riesgos (físicos, artísticos, sociales / políticos y económicos - además del juego, que es propio de la calle). El payaso es capaz de subvertir el riesgo y transformarlo en calidad escénica, ya que es una figura subversiva por naturaleza, en otras palabras, el riesgo se percibe y se coloca como parte de la actuación. Un artista en la calle esta vulnerable a eventos externos y esto influye en el poder de presencia del artista en el escenario. Aquí la atención se centrará en este artista que se ocupa de estos eventos. De esta manera, cada presentación se convierte en una construcción colectiva, por parte del artista y las personas que participan en este encuentro. Los puntos presentados en esta investigación son parte de mi experiencia específica como Payaso Callejero en América Latina. La investigación pretende plantear estas cuestiones poco estudiadas, con el fin de abordar, reflexionar, relacionar, pero sin buscar una definición concluyente. El objetivo es presentar el punto de vista de la persona que ve una performance en la calle desde el centro del círculo, en otras palabras, del artista.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-10-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.