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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-02032021-130636
Documento
Autor
Nome completo
Luvel García Leyva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Ferreira, Taís
Grossmann, Martin
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Título em espanhol
Escenarios Infantiles Latinoamericanos: teatralidades y performatividades emergentes de la acción cultural
Palavras-chave em espanhol
Ação cultural com crianças
pedagogia teatral
práticas artísticas
subjetividade infantil
teatro latino-americano com crianças
Resumo em espanhol
A presença de núcleos criativos e de formação teatral com crianças no interior de coletivos alinhados à perspectiva de teatro de grupo é uma constante no teatro latino-americano. Muitos desses processos artísticos estão associados a diferentes modalidades de ação cultural sendo traduzidos em escrituras cênicas, oficinas criativas, gestos simbólicos que tornam visível, na esfera pública/comunitária, o poder da singularidade das crianças e seus modos de politicidade. Igualmente esses processos questionam os modelos históricos através dos quais as relações de poder têm configurado as infâncias latino-americanas e colonizado os corpos das crianças, estabelecendo uma significativa quebra das fronteiras entre os âmbitos da criação artística e da pedagogia. Nesse sentido, a pesquisa analisa práticas artísticas de quatro grupos (Companhia Paidéia de Teatro, do Brasil; Vichama Teatro, de Peru; a Corporação Cultural Nuestra Gente, da Colômbia e Teatro Trono, da Bolivia), associadas a modalidades de ação cultural com crianças de meios sociais desfavorecidos, com o interesse de desvelar as implicações desses processos na configuração da subjetividade infantil, como vertente possível de reflexão pedagógica no teatro com crianças na região. As contribuições do estudo são verificadas ao mostrar os diversos agenciamentos que modulam o universo subjetivo das crianças quando mediadas por processos teatrais, e o alcance desses na configuração de micro-transformações nelas (de caráter atitudinal, comportamental, de relacionamento social), podendo contribuir com modelos de coexistência comunitária mais inclusivos, tolerantes, equitativos e justos. Igualmente a pesquisa sistematiza formas e expressões cênicas desses quatro coletivos e os principios pedagógicos que norteiam seus processos de ensino do teatro às crianças. Levando em conta de que a prática teatral induz uma cadeia de pensamentos naturais da complexidade, a pesquisa propõe um exercício teórico a partir de um olhar metafórico, construindo um denso, híbrido e polifônico tecido discursivo que articula textos analítico-acadêmicos, crônica conjuntural e relatos auto-ficcionais e documentais do autor e das experiências acompanhadas em cada um dos quatro países latino-americanos.
Título em inglês
Latin American childish scenarios: theatricalities and performativities emerging of cultural action
Palavras-chave em inglês
artistic practices
child subjectivity
Cultural action with children
Latin American theater with children
theatrical pedagogy
Resumo em inglês
The presence of creative centers and theatrical training with children within groups aligned with the perspective of "theater of group" is a constant in Latin American theater. Many of these artistic processes are associated with different modalities of cultural action and are translated into scenic scriptures, creative workshops, symbolic gestures that make visible, in the public / community sphere, the power of children's singularity and their modes of "politicity". Likewise, these processes question the historical models through which power relations have configured Latin American childhoods and colonized children's bodies, establishing a significant break in the boundaries between the spheres of artistic creation and pedagogy. In this sense, the research analyzes artistic practices of four groups (Companhia Paidéia de Teatro, from Brazil; Vichama Teatro, from Peru; Corporação Cultural Nuestra Gente, from Colombia and Teatro Trono, from Bolivia), associated with modalities of cultural action with children from disadvantaged social backgrounds, with the interest of unveiling the implications of these processes in the configuration of child subjectivity, as a possible aspect of pedagogical reflection in theater with children in the region. The contributions of the study are verified by showing the different assemblages that modulate the subjective universe of children when mediated by theatrical processes, and their reach in the configuration of micro-transformations in them (of an attitudinal, behavioral, social relationship character), being able to contribute with more inclusive, tolerant, equitable and fair models of community coexistence. Also research systematize scenic forms and expressions of these four collectives and the pedagogical principles that guide their processes of teaching theater to children. Taking into account that the theatrical practice induces a chain of natural thoughts of complexity, the research proposes a theoretical exercise from a metaphorical look, building a dense, hybrid and polyphonic discursive fabric that articulates analytical-academic texts, conjunctural chronicle and self-fictional and documentary accounts of the author and the experiences followed in each of the four Latin American countries.
 
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Data de Publicação
2021-03-02
 
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