• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-01122010-095214
Document
Auteur
Nom complet
Aura Cunha Santos
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Lopes, Elisabeth Silva (Président)
Ferracini, Renato
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Titre en portugais
O ator na cena contemporânea: corpo, imagem e ação
Mots-clés en portugais
Ação
Ator e cena contemporânea
Corporeidade
Imagem
Performatividade
Teatralidade
Resumé en portugais
O presente estudo visa analisar e refletir a respeito do ator na prática teatral contemporânea, a partir de seus aspectos materiais tratados como imagem e ação e enfatizados pelo corpo. A atenção se volta a uma cena que se opõe aos paradigmas de um teatro representativo e se concentra em determinada teatralidade material. Para tanto, aborda as noções de teatralidade e performatividade e a tensão entre o real e o ficcional, a fim de retirar premissas que possivelmente orientam uma atuação convergente a tais propostas. Assim, propõe-se a refletir sobre procedimentos e resultados que acompanham as proposições estéticas e de linguagem da Cia. de Teatro em Quadrinhos, que tem como base a constituição de uma materialidade que se cria a partir da cena e enfatiza o aspecto corporal do ator. Trata, portanto, do corpo e da presença do ator em ação como vetores que se operam nesta cena, observando seu aspecto material e expressivo de modo a produzir imagens que buscam uma comunicação direta com o público sem a intermediação de um corpo fictício. Com isso, leva-se em consideração uma atitude performática por parte do ator, que atua como cocriador/colaborador do espetáculo cênico e se caracteriza em cena como ser vivo, atuante e real. Nesse circuito ele permanece entre linguagem e vida, entre a possibilidade de ser e a certeza de ser, entre a representação do outro e a representação de si, expondo seu corpo e sua ação como realidade inscrita e presentificada no tempo e no espaço.
Titre en anglais
O ator na cena contemporânea: corpo, imagem e ação
Mots-clés en anglais
Ação
Ator e cena contemporânea
Corporeidade
Imagem
Performatividade
Teatralidade
Resumé en anglais
This study aims to analyze and reflect on the actor in contemporary theatrical practice, from material aspects that are treated as image and action and that are emphasized through the body. The attention turns to a scene that opposes the paradigm of a representative theater and focuses on certain material theatricality. For that, this study explores the notions of theatricality and performativity and the tension between the real and the fictional, to remove certain assumptions that guide a performance possibly converging to these proposals. From this, it is proposed to reflect on procedures and results that accompany the proposals and aesthetic language of Cia. de Teatro em Quadrinhos, which is based on the formation of a materiality that is created from the scene and that emphasizes the aspect of actor embodiment. Therefore, this research talks about body and presence of the actor in action, as principles that operate in this scene, considering its appearance and expressive material to produce images that aim to direct communication with the public without the intermediation of a fictitious body. With that, it takes into consideration certain performative attitude on the part of the actor, who acts as co-creator / collaborator of the scene and that is characterized as alive, active and real being. And in this circuit it stays between "language and life, between the possibility of being and the confident of being, between representation of other and the representation of themselves, exposing their bodies and their action as reality entered and made present in time and space.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
3406620.pdf (2.00 Mbytes)
Date de Publication
2011-02-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.