• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-26032021-155012
Documento
Autor
Nombre completo
Thaís Cristina Afonso de Jesus
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Blotta, Vítor Souza Lima (Presidente)
Correa, Elizabeth Nicolau Saad
Verano, Paulo Nascimento
Vieira, Miguel Said
Título en portugués
Plataformas digitais de autopublicação: reflexões sobre processos criativos e editoriais
Palabras clave en portugués
autopublicação digital
autoria
editoração
plataformização
self-publishing
Resumen en portugués
O mercado editorial tem passado por diversas transformações provocadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, que impulsionaram novos modelos de produção, edição e circulação de obras, dentre as quais a própria autopublicação e, mais recentemente, as plataformas digitais de autopublicação. Apesar de não ser um fenômeno novo na história dos livros e da editoração, no contexto digital, a autopublicação tem adquirido novas dimensões e características, como o uso de plataformas que concentram um conjunto de estruturas em um mesmo ambiente, com a finalidade de operar os processos criativos e editoriais. Em países como EUA, Inglaterra, Espanha, os estudos sobre a autopublicação tem se voltado para questões como: a legitimidade das obras, a tipologia dos autores, o mérito e a qualidade das publicações, bem como o papel de autores e editores neste contexto (POYNTER, 2007; BAVERSTOCK, 2011; ARÉVALO, GARCIA & DIAZ, 2011; LAQUINTANO, 2010; KAWASAKI & WELCH, 2015). Na academia brasileira, temos abordado problemas como a autopublicação de livros acadêmicos, as funcionalidades das plataformas digitais e alguns dos impactos dos livros digitais sobre o mercado editorial brasileiro (PORTO & PALÁCIOS, 2012; RODRIGUES & GONCALVES, 2014; BRUST, 2014; FIGUEIRA, 2015). O capitalismo de plataforma (SRNICEK, 2017) vem transformando produtos em serviços e monetizando relações, fragilizando funções sociais a partir de estruturas de comunicação. Diante desse contexto, estamos tentando entender um pouco como as plataformas de autopublicação digital funcionam, se elas utilizam algoritmos e mecanismos de inteligência de dados no seu processo de trabalho e se, de alguma forma, eles impactam no processo de configuração da figura do autor e da autoria. Buscamos refletir sobre quem é esse autor que publica nessas plataformas, o que ele busca e como é esse trabalho que ele desenvolve. A metodologia é de um estudo exploratório, composto de revisão de literatura sobre autopublicação na era digital e sobre o capitalismo de plataforma, seguido por entrevistas com editores de plataformas que atuam no Brasil e entrevistas semiestruturadas realizadas com autores que utilizam essas plataformas para publicarem suas obras, vale salientar que as análises são de pesquisa qualitativa, relacionando os resultados da revisão de literatura com os achados do campos.
Título en inglés
Digital self-publishing platforms: reflections on creative processes and editorials
Palabras clave en inglés
authorship
editorial market
platforming
publishing
self-publishing
Resumen en inglés
The publishing market has undergone several transformations caused by digital information and communication technologies, which have boosted new models of production, edition and circulation of works, among which self-publishing itself and more recently digital self-publishing platforms. Although not a new phenomenon in the history of books and publishing, in the digital context, self-publishing has acquired new dimensions and characteristics, such as the use of platforms that concentrate a set of structures in the same environment to operate the creative and editorial processes. In countries such as the USA, England, Spain, studies on self-publishing have focused on issues such as: the legitimacy of works, the typology of authors, the merit and quality of publications, as well as the role of authors and editors in this context (POYNTER, 2007; BAVERSTOCK, 2011; ARÉVALO, GARCIA & DIAZ, 2011; LAQUINTANO, 2010; KAWASAKI & WELCH, 2015). In the Brazilian academy, we have addressed problems such as self-publication of academic books, the functionalities of digital platforms and some of the impacts of digital books on the Brazilian publishing market (PORTO & PALÁCIOS, 2012; RODRIGUES & GONCALVES, 2014; BRUST, 2014; FIGUEIRA, 2015). Platform capitalism (SRNICEK, 2017) has been transforming products into services and monetizing relationships, weakening social functions based on communication structures. Given this context, we are trying to understand a little how digital self-publishing platforms work, whether they use data intelligence algorithms and mechanisms in their work process and whether, in any way, they impact the process of configuring the author's figure and of authorship. We seek to reflect on who this author is who publishes on these platforms, what he seeks and how this work he develops. The methodology is an exploratory study, composed of a literature review on self-publishing in the digital age and on platform capitalism, followed by interviews with platform editors working in Brazil and semi-structured interviews conducted with authors who use these platforms in order to publish their works, it is worth noting that the analyzes are of qualitative research, relating the results of the literature review with the findings of the fields.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.