• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-25022021-100446
Document
Auteur
Nom complet
Edilane Carvalho Teles
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Citelli, Adilson Odair (Président)
Lima, Cláudia do Carmo Nonato
Barreto Filho, Eneus Trindade
Nagamini, Eliana
Setton, Maria da Graca Jacintho
Viana, Claudemir Edson
Titre en portugais
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
Mots-clés en portugais
Comunicação
Currículo
Educação
Linguagem
TIC\'s e Mídias
Resumé en portugais
Esta tese busca interpretar e compreender nos discursos e nas práticas formativas dos currículos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), as interfaces dos processos comunicacionais na educação, a fim de refletir as ações e fronteiras dos percursos construídos no diálogo entre os campos (Educação e Comunicação). Para tanto, analisa três (3) proposições curriculares diferenciadas, no contexto de escolhas da multicampia da universidade, cenário de atuação dos cursos, destacando as referências e implicações da comunicação como um viés (edu)comunicativo nas mediações e elaborações de projetos com e para os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação e mídias. Nesta perspectiva, sugere a partir dos entendimentos dos discursos, do lugar, tempo-espaço dos contextos, esclarecer as relações entre as abordagens de mídia-educação, tecnologias na/para educação e/ou ainda educomunicação, entre outras bases conceituais e metodológicas, com vistas à exigência de novas proposições para o currículo. Como resultado, apresenta um mapeamento das ações e matrizes discursivas, arriscando um design didático, pautado na hipertextualidade e imbricamento entre os campos, como um lastro para a ampliação das possibilidades e definição de novos processos formativos e comunicacionais dos graduandos. De opção metodológica qualitativa, tem inspiração na hermenêutica filosófica como referência para a interpretação e compreensão dos processos e teorias, em que se pretende entender num percurso de investigação crítica, a relação dos campos em duas vias, da Educação à Comunicação e vice-versa, na potencialização das propostas. A metodologia e método se sustentam ainda, na pesquisa participante em diálogo com a proposição construída nas experiências como medium para a criação dos argumentos apresentados.
Titre en anglais
Between saying and doing with the media and technologies in the initial formation of the pedagogue
Mots-clés en anglais
Communication
Curriculum
Education
ICT and Media
Language
Resumé en anglais
This thesis intends to interpret and understand the interfaces of communicational processes in education, within the discourses and formative practices of the pedagogy curricula of the University of the State of Bahia (UNEB), in order to consider the actions and boundaries of the courses built in the dialogue between the Education and Communication fields. To this end, it analyzes three (3) differentiated curricular propositions, in the context of choices of the university's multicampia, scenario of the curriculum's activities, highlighting the references and implications of communication as an educational communicative bias in mediations and elaborations of projects with and to the uses of Information and Communication Technologies and media. In this perspective, it suggests, from the understandings of the speeches, of the place, of the contexts time-space, to clarify the relations between the approaches of media-education, technologies in / for education and / or even educommunication, among other conceptual and methodological bases, with the intent of the demand for new proposals for the curriculum. As a result, it presents a mapping of discursive actions and matrices, attempting a didactic design, based on hypertextuality and intermingling between fields, as a support for expanding the possibilities and defining new formative and communicational processes of the graduating students. With a qualitative methodological option, it is inspired by philosophical hermeneutics as a reference to the interpretation and understanding of the processes and the theories, in which it is sought to understand, in a course of critical investigation, the relationship of fields in two ways: from Education to Communication and vice-versa, enhancing the proposals. The methodology and method are also supported by participant research in tandem with the proposition built on experiences as a medium for the creation of the arguments presented.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Mapa_Cap_1.png (491.38 Kbytes)
Mapa_Cap_2.png (758.50 Kbytes)
Mapa_Cap_3.png (379.80 Kbytes)
Mapa_Cap_4.png (417.97 Kbytes)
Mapa_Cap_5.png (514.84 Kbytes)
Mapa_Cap_6.png (463.88 Kbytes)
mapa_totalidade.png (3.68 Mbytes)
Date de Publication
2021-02-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.