• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2012.tde-22052013-151533
Documento
Autor
Nome completo
Mônica de Moraes Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Presidente)
Correa, Victor Aquino Gomes
Fortes Junior, Hugo Fernando Salinas
Martins, Sergio Regis Moreira
Minami, Issao
Título em português
O caráter multidisciplinar da comunicação visual em hospitais
Palavras-chave em português
ambiência
Comunicação Visual
hospital
hospitalidade
humanização
Resumo em português
A Comunicação Visual em hospitais tem o poder de tornar o espaço agradável e acolhedor, pois suas peças, quando dispostas de maneira planejada e sistematizada, podem formar um conjunto chamado de "ambiência hospitalar". Essas peças (placas, banners, totens, displays, fachadas etc.) cumprem funções de sinalização, identidade visual e transmitem informações administrativas e funcionais. O objetivo desta pesquisa é evidenciar que o ambiente hospitalar, por ser extremamente complexo, necessita de um projeto de Comunicação Visual com caráter multidisciplinar. A metodologia adotada partiu de uma pesquisa bibliográfica relacionada a diferentes áreas envolvidas com a Comunicação Visual aplicada ao tema hospital. Foram realizadas entrevistas informais com produtores e fornecedores, além de visitas de prospecção a hospitais. Não foi adequado fazer estudos de caso, por não terem sido autorizados registros fotográficos. Tendo sido necessário recorrer a fontes indiretas para obtenção de instrumentos de exemplificação, optou-se por um levantamento iconográfico, utilizando referências disponíveis em meios impressos e digitais para caracterizar os elementos da teoria. Dada a complexidade do tema, não existe uma literatura específica consolidada e, na literatura das áreas afins, os conceitos ainda são divergentes e incipientes. A contribuição desta pesquisa está na organização dos estudos na interface de Comunicação Visual aplicada a outras áreas, pois hospitais são organismos complexos, dinâmicos e flexíveis que exigem soluções que acompanhem e respeitem essas características.
Palavras-chave em inglês
ambience
hospital
hospitality
humanization
Visual Communications
Resumo em inglês
Visual Communications in hospitals can make the space agreeable and welcoming, since, when arranged in a planned, systematic manner, the pieces can form an assemblage that is denominated as the "hospital ambience". These pieces (signs, banners, totems, displays, façades etc.) have signaling and visual identity functions and convey administrative and functional information. The purpose of this study is to show that the hospital environment, for being extremely complex, requires a multidisciplinary approach to Visual Communications. The adopted methodology was based on a review of the available literature related to different areas involved with Visual Communications applied to the hospital theme. Informal interviews were held with producers and suppliers, and prospecting visits made to hospitals. It was not appropriate to undertake case studies, since photographic records were not authorized. Since it was necessary to resort to indirect sources to obtain tools for exemplification, a decision was made to use an iconographic survey using references available in print and in digital media to characterize the elements of the theory. Given the complexity of the theme, there is not a specific consolidated body of literature to refer to, and concepts are still divergent and incipient in the literature of related areas. The contribution this research project can make is in organizing studies at the interface of Visual Communications applied to other areas, because hospitals are complex organisms that require flexible, dynamic solutions that not only follow, but also respect these characteristics.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MonicaOliveira.pdf (5.39 Mbytes)
Data de Publicação
2013-06-03
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • OLIVEIRA,M.de M., e SOUZA, Sandra. O caráter multidisciplinar da Comunicação Visual em hospitais. Comunicação & Inovação , 2014.
  • OLIVEIRA, Mônica Moraes de, e SOUZA, Sandra. Hospitalidade em hospitais. In XXXII Congreso brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2009. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.São Paulo : Intercom, 2009.
  • OLIVEIRA, Mônica Moraes de, SOUZA, Sandra, e OLIVEIRA, Pelópidas Cypriano de. Hospitais verdes: comunicação e conscientização ambiental. In XI Safety, Health and Environment World Congress, Santos, SP, 2011. Socio-ecological issues challenging human development., 2011.
  • OLIVEIRA, Mônica Moraes de, e SOUZA, Sandra. Sinalização:índice da estética congestionada de uma grande metrópole. In Elza Ajzenberg, e Kabengele Munanga. Arte, cidade e meio ambiente. Organizador. São Paulo : PGEHA/Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2010{Volume}. cap. 1, p. 1-493.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22052013-151533/
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.