• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-22022019-144714
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Regattieri Bessa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Antunes, Luiz Guilherme de Carvalho (Presidente)
Gabriel, Martha Carrer Cruz
Melly, Mylene
Silva, Wagner Souza e
Título en portugués
Influenciadores em redes sociais digitais: uma análise aplicada ao Instagram: o processo de desenvolvimento do ambiente e das possibilidades interativas em comunicação
Palabras clave en portugués
Celebridade
Influenciador
Instagram
Redes sociais
Resumen en portugués
Introdução - A rede social digital Instagram possui características de plataforma de criação de conteúdo e de meio de comunicação que possibilitaram o surgimento de uma nova classe de usuários chamados de influenciadores digitais. Objetivo - Compreender os efeitos das funcionalidades do Instagram na jornada trilhada por seus participantes desde a criação de perfis até a ascensão à categoria de influenciadores. Métodos - Os canais oficiais de relacionamento do Instagram com seus usuários foram usados para mapear as funcionalidades que formam seu ambiente interativo. A análise das funcionalidades considerou as características de meios de massa cuja tecnologia interativa age como extensão do corpo do usuário na construção de uma máquina midiática, com prática discursiva própria e incentivadora da formação de influenciadores. Resultados - O mapeamento cronológico das construção do ambiente do Instagram permitiu observar a influência dos componentes sociais e de produção de conteúdo na jornada dos usuários. Conclusões - Os primeiros anos do Instagram foram de experimentação e formação da comunidade com os componentes de criação de conteúdo e com a acessibilidade da plataforma, seja por conectar-se a outras redes sociais ou multiplicar os tipos de dispositivos compatíveis. A partir da compra pelo Facebook é possível observar uma tendência em favor de reconhecer o indivíduo antes do coletivo, como o primeiro passo para migrar de uma cultura participativa - que justifica a ideia de comunidade - para uma cultura da conectividade com incentivos para formação de influenciadores digitais.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Celebrity
Influencer
Instagram
Social networks
Resumen en inglés
Since its arrival, Instagram has been providing to mobile users an environment that combines features of content creation, self-expression and social interaction. These technical advances in digital communication enabled the emergence of a new class of users called digital influencers, recognised by their popularity when compared to other users. This research explores the effects introduced by Instagram functionalities on its users journey, from profile creation to digital influencer. Instagram's official blogs were used to create a chronological map of its functionalities according their characteristics of interactive mass media in an evolving digital environment.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-02-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.