Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-21072009-202433
Documento
Autor
Nome completo
Christiane Wagner
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Caldas, Waldenyr (Presidente)
Felice, Massimo di
Oliveira, Paulo de Tarso
Título em português
Invenção e artifÃcio para formas de comunicação
Palavras-chave em português
Artificial
Evolução
Imaginário e criatividade
Limitação
Tecnologias
Resumo em português
A capacidade inventiva é parte vital do ser humano na constante recriação de sua existência. Cada nova idéia alimenta a imaginação e o tempo é reciclado. É vista a noção do novo por meio de uma nova imagem, necessária para revigorar a expectativa de vida em cada época na sociedade. O produto da invenção e artifÃcio é a nova mensagem como forma de comunicação, alimentando o imaginário de seus diferentes públicos. Dessa forma, nesta dissertação analisa-se a atual conjuntura social nos aspectos produtivos da industria cultural, com atenção à s novas demandas por meio de novos produtos, que possibilitam a constante recriação de novas mensagens. Elas são consequência da revolução tecnológica, da convergência dos meios de comunicacão e de sua interferência nos habitos e atitudes dos indivÃduos, por estarem ao alcance, a qualquer tempo para informar e ser informado.
Título em inglês
Invenção e artifÃcio para formas de comunicação
Palavras-chave em inglês
Artificial
Evolution
Imaginary and creativity
Limitation
Technologies
Resumo em inglês
The capacity inventive is vital part of the human being in the constant criation of its existence. Each new idea feeds the imagination and the time is recycled. The notion of the new by means of a new image, necessary is seen to revigorate the life expectancy at each time in the society. The product of the invention and artifice is the new message as communication form, feeding the imaginary one of its different public. Of this form, in this dissertation it is analyzed current social conjuncture in the productive aspects of the cultural industry, with attention to the new demands by means of new products, that make possible the constant recriação of new messages. They are consequence of the technological revolution, the convergence of the ways of communication and its interference in the custums and attitudes them individuals, for being to the reach, to any time to inform and to be informed.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
5064202.pdf (17.29 Mbytes)
Data de Publicação
2009-10-15