• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.27.2012.tde-17052013-111229
Document
Auteur
Nom complet
Eduardo Bastos Monteiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Soares, Ismar de Oliveira (Président)
Consani, Marciel Aparecido
Mucheroni, Marcos Luiz
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
Romancini, Richard
Titre en portugais
Interface comunicação-aprendizagem: condições para a gestão da educomunicação
Mots-clés en portugais
aprendizagem
comunicação
educação
educomunicação
gestão
indicadores.
midiaeducação
Resumé en portugais
A pesquisa estuda a condição de convergência entre modalidades de comunicação e modalidades de aprendizagem em intervenções de caráter educomunicativo, considerando os fatores de tangibilidade e possíveis indicadores para seus modelos de gestão em perspectiva de escala - típicas das novas ambiências sociais de comunicação e educação. A partir da hipótese central da relação de contiguidade sistêmica entre processos de comunicação e de aprendizagem, trabalhada em perspectiva sociointeracionista, o estudo abrange os aspectos de cientificidade e a fundamentação teórica e epistemológica da abordagem educomunicativa. Este procedimento levou à proposição de um modelo metodológico de gestão de base sistêmica para a Educomunicação. E resultou na elaboração de um experimento metodológico, incorporando princípios e conceitos próprios da Educomunicação. O experimento foi aplicado em uma rede social digital projetada para a formação de professores do ensino público, especificamente sobre as ações de formação de agentes mediadores. Seu desenho apontou a resolução de alguns dos complexos problemas de gestão educativa do desenvolvimento de capacidades comunicativas e, ao mesmo tempo, forneceu subsídios substanciais para a verificação do sistema teórico de hipóteses.
Titre en anglais
conditions for Educommunication management.
Mots-clés en anglais
communication
education
educommunication
learning
management
media education
metrics
Resumé en anglais
This research studies the condition of convergence between communication modalities and learning modalities in Educommunication actions, considering the tangibility factors and possible metrics for its management in scale perspective - as typical in new communication and education social environment. Considering the central hypothesis of the systemic contiguity between the communication and learning processes, and working with the social-interactionism perspective, the study covers the scientificity and the theoretical and epistemological fundamentals of Educommunication approach. This procedure led to a proposal for a systemic based methodological model for management in that new area. The result was the design of a methodological experiment including the educommunicational principles and concepts. The experiment was applied to a digital social network designed to public teachers training, focusing specifically on the training actions to certificate mediating agents. Its design has shown some solutions to the complex problems involved in the management of development of communication skills, meanwhile offerered substancial subsidies in order to verify the theoretical hypothetic system.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-05-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.