• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-16052022-150335
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo De Rosso Buzzoni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos (Presidente)
Blotta, Vítor Souza Lima
Chinen, Nobuyoshi
Reblin, Iuri Andréas
Título em português
Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
Palavras-chave em português
Ensino Religioso
Histórias em quadrinhos
Religiosidade
Representação
Tiras
Resumo em português
Visa discutir o uso de histórias em quadrinhos em aulas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), relacionando tiras cômicas que contenham representações de diversas divindades religiosas com as habilidades e competências da disciplina, apresentando formas de aplicação dessas tiras em sala de aula. Serão indicadas também outras histórias em quadrinhos que possam ser objeto de discussão em sala de aula. Como arcabouço Teórico será apresentado um histórico das histórias em quadrinhos e das tiras, breve explicação sobre o humor e a representação, além do trabalho do professor em sala de aula como mediador de conhecimentos. Será feito também um histórico da disciplina de Ensino Religioso desde a Constituição de 1988 até a BNCC como área de conhecimento e problematizações que podem ser levantadas sobre ela. Por fim, serão discutidas maneiras de se trabalhar com quadrinhos em sala de aula indicando uma forma de análise das tiras selecionadas, com exemplos práticos.
Título em inglês
The use of comic books in Religious Education classes: an analysis of the strips Deus by Laerte and Um Sábado Qualquer by Carlos Ruas.
Palavras-chave em inglês
Comics
Religiosity
Religious Education
Representation
Strips
Resumo em inglês
It aims to discuss the use of comics in Religious Education classes in Elementary School II, according to the National Curricular Common Base (BNCC), relating comic strips that contain representations of various religious deities with the skills and competences of the discipline, presenting forms application of these strips in the classroom. Other comics that can be discussed in the classroom will also be indicated. As a theoretical framework, a history of comics and strips will be presented, a brief explanation about humor and representation, in addition to the work of the teacher in the classroom as a mediator of knowledge. There will also be a history of the discipline of Religious Education from the 1988 Constitution to the BNCC as an area of knowledge and questions that can be raised about it. Finally, ways of working with comics in the classroom will be discussed, indicating a way of analyzing the selected strips, with practical examples.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.