• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-16052022-150335
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo De Rosso Buzzoni
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos (Presidente)
Blotta, Vítor Souza Lima
Chinen, Nobuyoshi
Reblin, Iuri Andréas
Título en portugués
Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
Palabras clave en portugués
Ensino Religioso
Histórias em quadrinhos
Religiosidade
Representação
Tiras
Resumen en portugués
Visa discutir o uso de histórias em quadrinhos em aulas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), relacionando tiras cômicas que contenham representações de diversas divindades religiosas com as habilidades e competências da disciplina, apresentando formas de aplicação dessas tiras em sala de aula. Serão indicadas também outras histórias em quadrinhos que possam ser objeto de discussão em sala de aula. Como arcabouço Teórico será apresentado um histórico das histórias em quadrinhos e das tiras, breve explicação sobre o humor e a representação, além do trabalho do professor em sala de aula como mediador de conhecimentos. Será feito também um histórico da disciplina de Ensino Religioso desde a Constituição de 1988 até a BNCC como área de conhecimento e problematizações que podem ser levantadas sobre ela. Por fim, serão discutidas maneiras de se trabalhar com quadrinhos em sala de aula indicando uma forma de análise das tiras selecionadas, com exemplos práticos.
Título en inglés
The use of comic books in Religious Education classes: an analysis of the strips Deus by Laerte and Um Sábado Qualquer by Carlos Ruas.
Palabras clave en inglés
Comics
Religiosity
Religious Education
Representation
Strips
Resumen en inglés
It aims to discuss the use of comics in Religious Education classes in Elementary School II, according to the National Curricular Common Base (BNCC), relating comic strips that contain representations of various religious deities with the skills and competences of the discipline, presenting forms application of these strips in the classroom. Other comics that can be discussed in the classroom will also be indicated. As a theoretical framework, a history of comics and strips will be presented, a brief explanation about humor and representation, in addition to the work of the teacher in the classroom as a mediator of knowledge. There will also be a history of the discipline of Religious Education from the 1988 Constitution to the BNCC as an area of knowledge and questions that can be raised about it. Finally, ways of working with comics in the classroom will be discussed, indicating a way of analyzing the selected strips, with practical examples.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-05-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.