• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-16042013-153613
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Chiavini Mendes de Carvalho Kelman
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Presidente)
Fernandez, Fabíola Holanda Barbosa
Figueira Neto, Arlindo Ornelas
Título em português
O design como instrumento social na área de educação em saúde: o caso do Dia Mundial do Diabetes
Palavras-chave em português
Comunicação Visual
Design Social
Diabetes
Educação em Saúde
Resumo em português
Com este projeto de pesquisa, que faz parte do Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação, na Área de Concentração III - Interfaces Sociais da Comunicação da Linha de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação, buscou-se identificar e analisar os conteúdos verbais e imagéticos de campanhas na área de educação em saúde, em especial, sobre o diabetes, presentes em eventos do Dia Mundial do Diabetes ou relacionados a este, nos anos de 2010 e 2011. Essas campanhas foram realizadas por instituições de saúde públicas e privadas da cidade de São Paulo com materiais patrocinados e/ou veiculados por empresas farmacêuticas e de alimentos que utilizaram o design para organizar as mensagens sobre prevenção de enfermidades e/ou adoção de comportamentos saudáveis. A análise dos conteúdos das peças impressas das campanhas teve por base as teorias de comunicação social e linguagem visual.
Palavras-chave em inglês
Diabetes
Health Education
Social Design
Visual Communication
Resumo em inglês
With this research project, that participates in the Master Program in Communication Sciences, in the III Area of Concentration - Social Interfaces of Communication from the Main Line of Research Policy and Strategies of Communication, we sought to identify and analyze the content of verbal and pictorial campaigns in the health education area, particularly about diabetes, present in the World Diabetes Day events or related to this, occurred in 2010 and 2011. These campaigns were carried out by public and private health institutions of the city of São Paulo with materials sponsored and/or distributed by pharmaceutical and food companies that used the design to organize the messages about disease prevention and/or adoption of healthy behaviors. The analysis of the contents of the printed pieces of the campaigns was based on theories of social communication and visual language.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
BeatrizCorrigido.pdf (9.98 Mbytes)
Data de Publicação
2013-04-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.