• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-12012016-095017
Documento
Autor
Nome completo
Perolah Caratta Macedo Portella Silveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Kunsch, Margarida Maria Krohling (Presidente)
Haswani, Mariângela Furlan
Reis, Devani Salomão de Moura
Título em português
Comunicação, promoção da saúde e espaço social alimentar: um estudo exploratório na ECA-USP
Palavras-chave em português
Cidadania
Comunicação Organizacional
Comunicação Pública
ECA-USP
espaço social alimentar
funcionários públicos
Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)
Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)
promoção da saúde
Resumo em português
Esta dissertação explora as interfaces e possíveis articulações entre os conceitos de Comunicação, Promoção da Saúde e Espaço Social Alimentar. Por meio de revisão bibliográfica, traça-se a história do conceito da Promoção da Saúde no mundo e no Brasil. Em seguida, debate-se o papel do profissional de Comunicação como possível agente de mobilização social, destacando-se a Comunicação Pública como conceito essencial para o desenvolvimento da cidadania. Pautando-se no pensamento da Escola de Montreal, aborda-se a Comunicação Organizacional e suas interfaces com a Comunicação Pública. Propõe-se os modelos comunicacionais de Haswani e de Jaramillo López, como alicerce teórico para ações de Comunicação Interna. A análise da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) expõe a importância de práticas alimentares adequadas e saudáveis para a promoção da saúde. Elas são contextualizadas, em relação ao estudo exploratório realizado com os funcionários da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sobre suas práticas alimentares. A metodologia de Jean Pierre Poulain, da Sociologia da Alimentação, pauta o estudo exploratório. A pesquisa pretende ser o primeiro passo para a estruturação de um banco de dados sistematizado sobre fatores condicionantes e determinantes da saúde dos funcionários desta instituição. Este banco proverá dados essenciais para a elaboração e implementação de políticas e ações que visem a Promoção da Saúde na Escola no futuro.
Título em inglês
Communication, health promotion and food social space: an exploratory study at ECA-USP
Palavras-chave em inglês
ECA-USP
food social space
Health Promotion
National Policy on Food and Nutrition (PNAN), Organizational Communication
National Policy on Health Promotion (PNPS)
Public Communication
public service
Resumo em inglês
This dissertation explores the commonalities and possible interactions between the concepts of Communication, Health Promotion and Food Social Space. The literature review retraces the historic evolution of Health Promotion as a concept worldwide and regionally in Brazil. It then correlates that field with the current state of Public Communication research in Brazil, defending the notion that Communication professionals have a role to play as health promoters. Based on the theories of the School of Montreal, this paper connects Organizational Communication and Public Communication concepts, with the goal of establishing a path for action that corroborates the defended thesis of the role of the Communication professional in Health Promotion. Lopez and Haswani's Public Communication models are used as the theoretical basis for action. The analysis of two public policies (on "Health Promotion" and "Food and nutrition") lays the ground for the empirical study developed with the employees of ECA-USP. Jean-Pierre Poulain's Sociology of Food methodology is adopted in the study of the food practices of the aforementioned public. This dissertation seeks to be a first step in structuring a database with information that can guide future organizational action and programs aimed towards the promotion of employees' health.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-01-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.