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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-09052016-083708
Document
Author
Full name
Laura Santana
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2013
Supervisor
Committee
Kunsch, Margarida Maria Krohling (President)
Farias, Josefa Gomes de
Farias, Luiz Alberto Beserra de
Title in Portuguese
O entrelaçamento da comunicação integrada: um estudo de caso na Fiat do Brasil
Keywords in Portuguese
colaboração
comunicação interna
comunicação organizacional
crowdsourcing
inovação
Abstract in Portuguese
Esta dissertação tem como objetivo avaliar o processo de comunicação interna quando do desenvolvimento do Projeto Fiat Mio, carro-conceito desenvolvido em plataforma colaborativa idealizada pela FIAT do Brasil, produzido em um formato ate então inédito na indústria automobilística - crowdsourcing - formato que rompeu com o sigilo industrial e quebrou paradigmas ao construir um automóvel em tempo real, podendo ser visto e comentado por qualquer pessoa, sem os teasers e solidão normalmente vividos por este segmento de mercado, ao produzir e lançar um novo carro. Essa nova forma de desenvolvimento de um carro-conceito em um mercado cada dia mais voraz e rápido, exigiu da empresa uma atitude positiva em relação as mudanças em seus ambientes, sejam políticos, sociais e ou econômicos. Neste momento a comunicação interna parece fundamental para que todos os funcionários possam ser envolvidos. Este estudo tem como foco a comunicação para esse envolvimento. Entender como de fato ocorreu a participação dos funcionário para o desenvolvimento desse projeto, tão diferente de tudo que estavam acostumados. A pesquisa seguiu os caminhos metodológicos com teoria e trabalho de campo, consubstanciado em um estudo de caso, iniciando com uma revisão bibliográfica que conduziu aos recortes da comunicação organizacional e comunicação interna, além de entrevistas com diversos funcionários que estavam envolvidos com o Projeto Fiat Mio, na fabrica da Fiat em Betim-MG, como na agenda responsável pela comunicação, em São Paulo. Os resultados mostram que a comunicação interna foi um grande diferencial, e que a construção de um novo formato de trabalho, abriu para novas oportunidades. O desafio de um projeto criativo, ousado e diferente fez com que o processo fosse mais participativa, visto que o interesse e a curiosidade em construir um carro-conceito tão inovador foram os maiores impulsionadores.
Title in English
The intertwining of integrated communication: a case study in the Fiat Brazil
Keywords in English
collaboration
crowdsourcing
innovation
internal communication
organizational communication
Abstract in English
This dissertation aims to know the internal communication process when developing the Project Fiat Mio concept car developed collaborative platform conceived by FIAT in Brazil, produced in a format hitherto unprecedented in the auto industry - crowdsourcing - which broke with the secrecy industrial and broke paradigms to build a car in real time, being seen and commented on by anyone without the teasers and loneliness often experienced by this market segment, to produce and launch a new car. This new way of developing a concept car in a market increasingly voracious and fast, the company demanded a positive attitude in relation to changes in their environments, whether political, and social or economic. At this time the internal communication seems crucial for all employees to be involved. This study focuses on the communication to that involvement. Understanding how the incident occurred the participation of employee to the development of this project, so different from anything they were used. The study followed the methodological approaches to theory and field work, embodied in a case study, starting with a literature review that led to cuts of organizational communication and internal communication, as well as interviews with several employees who were involved with the Project Fiat Mio , at the Fiat plant in Betim, Minas Gerais, as the agency responsible for communication, in Sao Paulo. The results show that internal communication was a great difference, and the construction of a new work format has opened new opportunities for. The challenge of a creative project, daring and different meant that the process was more involved, since the interest and curiosity to build a concept car as innovative were the biggest movers.
 
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Publishing Date
2023-06-20
 
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