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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2017.tde-09032017-143021
Documento
Autor
Nome completo
Beatrice Bonami Rosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Passarelli, Brasilina (Presidente)
Angeluci, Alan César Belo
Paletta, Francisco Carlos
Viana, Claudemir Edson
Título em português
A transdisciplinariedade das literacias emergentes no contemporâneo conectado: um mapeamento do universo documental das literacias de mídia e informação (MIL)
Palavras-chave em português
Contemporâneo Conectado
Literacias de Mídia e Informação (MIL)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Transdisciplinariedade
UNESCO
Resumo em português
Este trabalho promoveu um mapeamento do universo documental das Literacias de Mídia e Informação (MIL) no âmbito das Declarações Oficiais da UNESCO entre os anos de 1982 e 2014. Considerado um novo conceito, as MIL contemplam o desenvolvimento de capacidades e habilidades de cidadãos com a mídia e a informação no ambiente do Século XXI, para que sejam protagonistas de suas próprias histórias e se empoderem ao longo desse processo. Para estudo desse campo se recorreu à Teoria do Ator-Rede como aporte teórico e outros conceitos concernentes como as literacias da informação, digitais e de mídia. Da perspectiva metodológica, a pesquisa tem cunho qualitativo e transdisciplinar e contribui para a compreensão das novas morfologias epistêmicas da sociedade do conhecimento. Como resultados, foram elaborados quadros sínteses e linhas do tempo para a apreensão visual da progressão do conceito de MIL, face à sua sedimentação terminológica e temática. Ainda, se torna possível entender os vários vieses abrangidos ao longo dessa jornada, tendência que a UNESCO tem chamado de "transliteracy".
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Connected Contemporary World
Media and Information Literacies (MIL)
Transdisciplinarity, Information and Communication Technologies (ICT)
UNESCO
Resumo em inglês
This work promoted a documental cartography over the Media and Information Literacies (MIL) concept under UNESCO's documents, between the 1982 and 2014. Considered a new concept, the MIL regards the capacity and skills development within the media and the information environment in the 21st Century, so the individuals can be protagonists of their own histories and for them to empower themselves in the process. This study refers to the Actor-Network Theory (ANT) as a theoretical basis, as well to the digital, media and information literacies concepts. Under a methodological overview, this is a qualitative and transdisciplinary research and contributes to understanding the new epistemological morphologies of the knowledge societies. As results, were elaborates synthetic boards and time lines for the visual apprehension over the MIL concept, facing its etymologic and thematic construction. Still, it is possible to comprehend the biases in this journey, a tendency that UNESCO has recently called "transliteracy".
 
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Data de Publicação
2017-03-09
 
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