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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2008.tde-07052009-125413
Document
Author
Full name
Marco André Feldman Schneider
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2008
Supervisor
Committee
Baccega, Maria Aparecida (President)
Antunes, Ricardo Luiz Coltro
Frederico, Celso
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
Prado, Jose Luiz Aidar
Title in Portuguese
A comunicação e o gosto: uma abordagem marxista
Keywords in Portuguese
Comunicação
Educação
Gosto
Inconsciência de classe
Marxismo
Abstract in Portuguese
O objetivo desta pesquisa é demonstrar a contribuição que o conceito gosto cuja origem, em diversas línguas, revela uma íntima relação entre as noções de sabor e saber pode trazer para a compreensão e para o desmonte dos dispositivos objetivos e subjetivos mediante os quais se opera a subordinação das pessoas ao capital, processo em meio ao qual a comunicação de massa desempenha um papel relevante. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teórica tecnicamente, de uma pesquisa bibliográfica , que articula reflexões sobre o gosto nos terrenos da filosofia, da estética e da sociologia com o debate político e epistemológico mais amplo em torno do marxismo, e com o debate político e epistemológico mais específico no campo da comunicação. O resultado pretendido com o trabalho é a fundamentação teórica de um alerta veemente quanto à urgência de se criar alternativas para o potencial catastrófico da situação social planetária. Neste sentido são apresentadas algumas sugestões práticas, com destaque para uma nova educação, calcada nas noções de autonomia e sabor, oposta à instrumentalidade dominante.
Title in English
A comunicação e o gosto: uma abordagem marxista
Keywords in English
Class-Unconsciousness
Communication
Education
Marxism
Taste
Abstract in English
The goal of this research is to demonstrate the contribution that the concept taste which origin, in many languages, reveals an inner relation between the notions flavour and knowledge can bring to the understanding and the disassembling of the objective and subjective devices through which operates the subordination of people to capital, a process within which mass-communication performs an important role. Methodologically, it is a theoretical research technicaly, a bibliographic one , that articulates reflexions about taste in the fields of philosophy, aesthetics and sociology with the political and epistemological wider debate around marxism, and with the political and epistemological specific debate in the field of communication. The result of the work should be the theoretical foundation of a vehement alert about the urgency to create alternatives for the catastrophic potencial of the contemporary global social reality. Following this direction, there are a few practical proposals, specially for a new education, based on the notions autonomy and flavour, opposed to the dominant intrumentality.
 
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5064501.pdf (1.38 Mbytes)
Publishing Date
2009-07-01
 
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