• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-05032021-120846
Document
Auteur
Nom complet
Mariane Beline Tavares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Passarelli, Brasilina (Président)
Angeluci, Alan César Belo
Antunes, Luiz Guilherme de Carvalho
Tori, Romero
Titre en portugais
O contemporâneo hiperconectado: realidade aumentada e seus usos nas redes sociais e nos videogames
Mots-clés en portugais
Atores humanos e não humanos
Dispositivos
Literacias
Percepção
Realidade aumentada
Visualidade
Resumé en portugais
A pesquisa centra-se nos questionamentos a respeito da sociedade contemporânea a partir da intensificação da tecnologia no cotidiano. O foco é voltado à realidade aumentada, com sua potencialidade de interação e embaçamento do/entre mundo real e da virtualidade. Construindo um panorama bibliográfico acerca do contemporâneo hiperconectado, aborda temas como a aldeia global, a teoria ator-rede, o movimento onlife, a quarta revolução tecnológica, a big tech, as literacias de mídia e informação, transhumanismo e o mirrorworld. Além disso, discorre a respeito de uma aceleração do tempo e em como se altera a percepção visual dos indivíduos em uma sociedade estruturada no capitalismo 24/7. Dentre os sistemas tecnológicos compreendidos nessa estrutura, atentaremos a duas: as redes sociais e os videogames. O campo da indústria dos videogames é abordado com dados sobre a área e com uma análise crítica sobre o jogo Pokémon GO, mapeando em como os videogames e as redes sociais têm um papel importante na disseminação e acessibilidade da realidade aumentada a partir dos dispositivos móveis. O interesse nesse enfoque é compreender a percepção visual e em como vivenciam e acessam as literacias, de que forma essas novas semânticas e novas lógicas estabelecem uma reflexão dessa ordem social organizada a partir das interfaces e das superfícies de mediação.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Augmented reality
Devices
Human and non-human actors
Literacies
Perception
Visuality
Resumé en anglais
The research focuses on questions about contemporary society, based on the intensification of technology in everyday life. The focus is on augmented reality, with its potential for interaction and blurring of / between real world and virtuality. Constructing a panorama of the hyperconnected contemporary, it addresses topics such as the global village, actor-network theory, the onlife movement, the fourth technological revolution, big tech, media and information literacies, transhumanism and mirrorworld. In addition, it discusses an acceleration of time and how the visual perception of individuals changes in a society structured in capitalism 24/7. Among the technological systems included in this structure, we will look at two: social networks and video games. The video game industry field is approached with data about the area and a critical analysis of the Pokémon GO game, mapping how video games and social networks play an important role in the dissemination and accessibility of augmented reality from mobile devices. The interest in this approach is to understand the visual perception and how they experience and access literacies, how these new semantics and new logics establish a reflection of this organized social order based on the interfaces and surfaces of mediation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.