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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-03122009-152336
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Zagallo Camargo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Barbosa, Ivan Santo (Presidente)
Barbosa, Maria Aparecida
Citelli, Adilson Odair
Peruzzo, Cicília Maria Krohling
Sant'Anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon
Título em português
Responsabilidade social das empresas: formações discursivas em confronto
Palavras-chave em português
Comunicação mercadológica
Formação discursiva
Marketing
Responsabilidade Social Empresarial
Sustentabilidade
Resumo em português
Nosso trabalho propõe-se a compreender como é formulado o discurso das empresas acerca da responsabilidade social, por meio do entendimento das formações discursivas em conflito, reconhecendo potencialidades e limitações deste discurso. Discute a heterogeneidade de vozes em diálogo, a constituição da cena enunciativa e busca delinear como são construídos os sentidos do discurso das empresas acerca da responsabilidade social. A consecução dos objetivos se deu por meio do método de análise do discurso de linha francesa (AD), a partir de três conjuntos de dados: um conjunto de textos jornalísticos, com ênfase na mídia especializada em negócios; série longitudinal de documentos (balanços sociais) de uma organização com destacada ação socioambiental; entrevistas realizadas com profissionais que atuam nas áreas de responsabilidade social de grandes organizações. Os resultados indicam que o discurso das empresas a respeito do social constitui-se a partir da oposição entre duas formações discursivas concorrentes, a gerencial e a política, e tem sua identidade definida pela negação e construção de simulacros do marketing, da filantropia, e, sobretudo, do conflito, como forma política de lidar com as questões sociais.
Título em inglês
Responsabilidade Social das Empresas: Formações Discursivas em Confronto
Palavras-chave em inglês
Corporate social responsibility
Discursive formations
Market Communication
Marketing
Sustainability
Resumo em inglês
Through the study of conflicting discursive formations this work aims at understanding how corporate discourse on social responsibility is constructed, taking into account its potentialities and limitations. It discusses the heterogeneity of dialogic voices and the constitution of the enunciative scene in an effort to outline how meaning is produced within such discourse. These objectives were attained by applying the methodology of Discourse Analysis (DA), particularly the French tradition in this field, to three types of data: journalistic texts, especially those from the business media; a series of documents (reports on social impact) from an organization widely known for its environmental concern; and interviews with professionals involved with social responsibility policies in large organizations. The results indicate that corporate discourse on social issues is constituted by two opposing discursive formations, one managerial and the other political. Its identity is defined by negation and construction of marketing simulacrum, by philanthropy, and above all by conflict as the political path to deal with social issues.
 
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Tese_Camargo_RZ.pdf (2.16 Mbytes)
Data de Publicação
2009-12-17
 
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