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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2017.tde-03022017-155036
Document
Auteur
Nom complet
Denise Pragana Videira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Farias, Luiz Alberto Beserra de (Président)
Ferrari, Maria Aparecida
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Reis, Germano Glufke
Titre en portugais
Do local para o global: a influência da comunicação organizacional e da cultura nacional no processo de internacionalização de multinacionais brasileiras
Mots-clés en portugais
Comunicação Organizacional
Gestão à Brasileira
Interculturalidade
Internacionalização
Relações Públicas
Resumé en portugais
Esta dissertação tem como propósito conhecer os impactos da cultura brasileira e dos processos de comunicação organizacional na trajetória de internacionalização das multinacionais brasileiras. O objetivo foi entender se o estilo brasileiro de administrar e os processos de comunicação organizacional adotados influenciam de forma positiva (lado sol) ou negativa (lado sombra) o posicionamento dessas empresas como players globais, numa arena de competição internacional em que as empresas brasileiras são consideradas entrantes tardias. Para responder a pergunta central foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para investigar se o estilo brasileiro de administrar e os processos de comunicação organizacional conduzem as multinacionais a manterem um posicionamento local/doméstico ou se já evoluíram para um modelo de gestão global. Como recorte desta análise, foram avaliadas cinco organizações de destacada atuação entre as multinacionais brasileiras: Braskem, Embraer, Gerdau, Itaú-Unibanco e Vale. O estudo revelou que os processos comunicacionais e o estilo brasileiro de administrar exercem influência positiva para a internacionalização das empresas pesquisadas. Para tanto, a condição ideal baseia-se em um modelo de gestão forte, característica positiva do traço cultural 'concentração do poder', aliada à alta 'capacidade relacional' do brasileiro, capaz de construir as pontes necessárias para a quebra das barreiras culturais entre as várias culturas de país, facilitando a coesão interna e a eficácia dos negócios internacionais. Atuar de acordo com o paradigma de gestão comportamental estratégica nos processos de comunicação é o caminho mais efetivo para influenciar as estratégias das multinacionais brasileiras na obtenção de resultados positivos em diferentes contextos internacionais. Como contribuição acadêmica, este estudo deu origem a um esquema conceitual que pode ajudar a ampliar as pesquisas sobre o tema e/ou servir como referencial teórico sobre como impactam os traços culturais brasileiros e os processos de comunicação na trajetória de internacionalização das multinacionais brasileiras.
Titre en anglais
From local to global: the impact of organizational communication and national culture in the process of Brazilian multinational companies internationalization.
Mots-clés en anglais
Brazilian Management
Interculturality
Internationalization
Organizational Communication
Public Relations
Resumé en anglais
This research aims to learn the impacts of Brazilian culture and organizational communication processes in the internationalization path of Brazilian multinational companies. The purpose was to understand whether the Brazilian management style and adopted organizational communication processes have a positive (sunny side) or negative (shadow side) effect on the placement of such companies as global players in the international competition arena in which Brazilian enterprises are considered late movers. A qualitative research was conducted to answer the central question and investigate whether Brazilian management style and organizational communication processes lead multinational companies to maintain a local/domestic positioning, or if they have developed into a global management model. The analysis assessed five organizations of prominence performance among Brazilian multinational companies: Braskem, Embraer, Gerdau, Itaú-Unibanco and Vale. The study revealed that the communication processes and the Brazilian management style have a positive influence into the internationalization of surveyed companies and the ideal circumstance is based on a strong management model - a positive feature and cultural trait of 'concentration of power' - along the high 'relational capacity' of Brazilians, enabling the construction of necessary bridges to break cultural barriers among various cultures within countries, allowing internal cohesion and effectiveness of international businesses. Playing according to the paradigm of strategic behavioral management in the communication process is the most effective path to impact Brazilian multinational companies strategies in achieving positive results in different international contexts. As an academic contribution, this study gave rise to a conceptual framework that can help expand research on the subject and/or deliver a theoretical background on how Brazilian cultural traits and communication processes impact the path of internationalization of Brazilian multinational companies.
 
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Date de Publication
2017-02-06
 
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