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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-02032021-110238
Documento
Autor
Nome completo
Francisco de Assis Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Soares, Ismar de Oliveira (Presidente)
Corazza, Helena
Cury, Lucilene
Franco, Marilia da Silva
Martins, Josemar da Silva
Mucheroni, Marcos Luiz
Título em português
Educomunicação no sertão do São Francisco: o papel do Acervo Dom José Rodrigues de Souza em Juazeiro da Bahia.
Palavras-chave em português
Acervo
Comunicação
Educação
Educomunicação
Igreja
Resumo em português
As múltiplas interfaces sociais da comunicação podem nos levar a caminhos nos quais a educação e a comunicação estão entrelaçadas por meio da educomunicação. É o que identificamos no texto do documento intitulado Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, aprovado, em 2014, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde o termo "educomunicação" foi inserido. Reconhecendo a singularidade desse fato, nossa pesquisa busca identificar a pré-existência de práticas que tenham levado a Igreja a reconhecer a especificidade do conceito da Educomunicação, adotando-o em um documento que orientará a prática pastoral no âmbito da relação entre comunicação e educação. Limitamos nosso estudo à pré-existência de sinais que identifiquem perspectivas educomunicativas no agir da comunidade católica no sertão do Nordeste, e mais especificamente na Diocese de Juazeiro, às margens do rio São Francisco, na Bahia. Nesta linha de pensamento, o projeto de pesquisa que apresentamos tem como foco a ação de uma das mais reconhecidas lideranças religiosas da recente história da Igreja Católica: o bispo Dom José Rodrigues de Souza, reconhecido, em todo o país, com o título de "o bispo dos excluídos". No caso, tomaremos como objeto de estudo as ações comunicativas com intencionalidade educativa presentes em três ações específicas do programa desenvolvido por Dom José, quais sejam: a Política de Educação Popular, o Projeto de Comunicação Social e a construção do Acervo Bibliográfico da Diocese de Juazeiro, hoje denominado como Acervo Dom José Rodrigues de Souza, em poder da Universidade Estadual da Bahia.
Título em inglês
The role of the Dom José Rodrigues de Souza Collection in Juazeiro da Bahia
Palavras-chave em inglês
Church
Collection
Communication
Education
Educommunication
Resumo em inglês
The multiple social interfaces of communication can lead us to paths in which education and communication are intertwined through the "educommunication". This can be identified on the text from the document entitled Directory of Communication of the Church in Brazil, approved in 2014 by the National Conference of Bishops of Brazil, where the term "educommunication" was inserted. Recognizing the uniqueness of this fact, our research seeks to identify the pre-existence of practices that have led the Church to recognize the specificity of the concept of Educommunication, adopting it in a document that will guide the pastoral practice in the context of the relationship between communication and education. We limit our study to the pre-existence of signs that identify educommunicative perspectives in the action of the Catholic community in the Northeast hinterland, and more specifically in the Diocese of Juazeiro, on the banks of the São Francisco River, in Bahia. As from this line of thought, the research project we are presenting focuses on the action of one of the most recognized religious leaders in the recent history of the Catholic Church: Bishop Dom José Rodrigues de Souza, recognized throughout the country, with the title " The bishop of the excluded ". In this case, we will take as an object of study the communicative actions with educational intent present in three specific actions of the program developed by Dom José, named: the Popular Education Policy, the Social Communication Project and the construction of the Bibliographic Collection of the Diocese of Juazeiro, now known as the Dom José Rodrigues de Souza Collection, held by the State University of Bahia.
 
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Data de Publicação
2021-03-02
 
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