• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-01112017-102256
Documento
Autor
Nombre completo
Douglas de Oliveira Calixto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Nagamini, Eliana
Viana, Claudemir Edson
Título en portugués
Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais
Palabras clave en portugués
cibercultura
Educomunicação
memes na internet
redes sociais
Resumen en portugués
Este trabalho investigou a relação de alunos do ensino fundamental com os memes na internet. Apropriados em larga escala por crianças e adolescentes e circulando de forma intensa nas redes sociais, as montagens e remodelagens dos memes -- conhecidas na linguagem digital como "zoeira" -- passaram a ocupar lugar de destaque no cotidiano juvenil. A partir de pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Julio Marcondes Salgado, zona norte da cidade de São Paulo, desenvolvemos estudo qualitativo sobre as funções dos memes -- uma das principais expressões narrativas da internet --, discutindo as representações e os sentidos atribuídos pelos discentes a esses novos produtos culturais. Também apresentamos, como parte dos resultados, uma proposta de gêneros e subgêneros para categorizar como os memes se estabelecem enquanto linguagem. Com um prisma teórico articulado entre os estudos de Educomunicação, cibercultura e o cotidiano juvenil, o objetivo é discutir o que são os memes, como eles sintetizam as mudanças em trânsito na sociedade contemporânea e, consequentemente, os possíveis desdobramentos da nova realidade comunicacional no universo escolar.
Título en inglés
O. Memes in the Internet: interlinkages between Educommunication, digital culture and the interaction of young students in social networks
Palabras clave en inglés
cyberculture
Educommunication
memes in the internet
social networks
Resumen en inglés
This work investigated the relationship of young students with memes in digital culture. Appropriated on a large scale by children and adolescents and circulating intensively in social networks, memes became a central element in youth routine. From a field research carried out at the Julio Marcondes Salgado Municipal School, north of the city of São Paulo (Brazil), we developed a qualitative study on the functions of memes -- one of the main narrative expressions on the Internet --, discussing the representations and meanings attributed by the students for these new cultural products. We also present, as part of the results, a proposal of genres and subgenres to categorize how memes works as a language. With a theoretical prism articulated between the studies of Educommunication, cyberculture and youth culture, the objective is to discuss what memes are, how they synthesize the changes in transit in contemporary society and, consequently, the possible unfolding of this new communicational reality to the educational routine.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-11-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.