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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-17052013-105729
Documento
Autor
Nombre completo
Lívia Silva de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Barreto Filho, Eneus Trindade (Presidente)
Casaqui, Vander
Ortuño, Pedro Antonio Hellin
Título en portugués
Estudos mediáticos da publicidade: dos estudos literários ao estudo do discurso publicitário
Palabras clave en portugués
Brasil
Estudos Literários
Estudos Mediáticos da Publicidade
literatura
publicidade
Resumen en portugués
Se nos primórdios da atividade publicitária no Brasil a participação de literatos na redação de anúncios foi marcante, o cenário atual aponta para a publicidade em um contexto discursivo muito mais complexo, em que a presença da literatura vai muito além de marcas explícitas no texto. Nesse sentido, este trabalho se desenvolve sobre o tema do discurso publicitário brasileiro atual, após seu reconhecimento como processo discursivo em que se fazem presentes outras vozes, entre elas a literatura. Propomos a constituição dos Estudos Mediáticos da Publicidade, a partir da apropriação de categorias deontológicas já desenvolvidas nos Estudos Literários. Tais categorias serão trabalhadas com vistas à análise de mensagens publicitárias, permitindo assim a compreensão da publicidade em sua perspectiva mediática, a partir deste modelo de análise interdisciplinar.
Palabras clave en inglés
advertising
Brazil
Literary Studies
literature
Mediatic Studies of Advertising
Resumen en inglés
If in the beginning of advertising activity in Brazil the participation of writers in drafting ad was remarkable, the current scenario points to advertising in a much more complex discursive context in which the presence of literature goes beyond the text's explicit marks. In this regard, this work is developed on the subject of current Brazilian advertising discourse, after its recognition as a discursive process in which other voices are present, including literature. We propose the setting up of Mediatic Studies of Advertising from the appropriation of deontological categories already developed in Literary Studies. These categories will be worked on aiming towards the analysis of ads, allowing the understanding of advertising in its mediatic perspective, starting from this model of interdisciplinary analysis.
 
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LIVIASOUZA.pdf (19.22 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-05-21
 
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