Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-16022011-123246
Documento
Autor
Nome completo
Renata Guimarães Machado
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Moreira, Roberto Franco (Presidente)
Gomes, Renata Correia Lima Ferreira
Riera, Christiane Maria de Faria
Título em português
Como é que se diz eu te amo: estudo sobre a relação entre narrativa e emoções
Palavras-chave em português
Emoções
Narrativa
Romance
Roteiro Cinematográfico
Teoria cognitivista do cinema
Resumo em português
Este trabalho relata aspectos do processo criativo da redação de um roteiro cinematográfico de longa metragem. Procurou-se investigar, durante o fazer do roteiro, o modo como a narrativa pode ser utilizada para despertar emoções e interesse no espectador. Através da revisão de obras de teóricos cognitivistas do cinema e de manuais de roteiro, levanta-se considerações sobre possíveis estratégias para se envolver emocionalmente o espectador. Para ilustrar estas estratégias, é apresentada uma análise da obra Aconteceu naquela Noite (1934). A partir destas considerações, realiza-se a descrição do processo de escrita do roteiro, procurando demonstrar de que forma as considerações teóricas influenciaram neste processo e no produto final, o roteiro completo.
Título em inglês
Como é que se diz eu te amo: estudo sobre a relação entre narrativa e emoções
Palavras-chave em inglês
Cognitivist Film Theory
Emotions
Movie Script
Narrative
Romance
Resumo em inglês
This dissertation reports some aspects of the creative process on writing a feature movie script. During the screenwriting, it was attempted to investigate how the narrative can be used to elicit emotions and interest in the spectatorship. Through the review of Cognitivist Film Theory Scholars and Screenwriting Guides, considerations were raised on possible strategies to emotionally involve the viewer while telling the story. To elucidate these strategies, the analysis of the movie It happened one night (1934) follows. Having reached these considerations, the script is presented along with the trajectory of its writing.
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Data de Publicação
2011-02-21