• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-11042022-152905
Document
Auteur
Nom complet
Laura Batista Cintra
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Président)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Lima, Ana Cristina Paula
Silva, João Paulo Amaral Schlittler
Titre en portugais
O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
Mots-clés en portugais
Comunicação
GIF animado
Publicidade
Semiótica
Resumé en portugais
O trabalho tem como objetivo geral realizar o estudo semiótico das aplicações publicitárias do formato GIF. Para tanto, procuramos definir o objeto diante de sua historicidade, tecnicidades e dinâmicas de utilização a partir da revisão de bibliografia específica. Através da pesquisa exploratória, identificamos as modalidades de uso social do GIFs animados enquanto componentes dos processos comunicacionais vistos nas redes sociais no contexto contemporâneo, midiatizado e permeado pela comunicação mediada por dispositivos eletrônicos. A partir da conceituação do objeto, partimos para concatenação de modelo de análise semiótico passível de aplicação em diferentes contextos de uso, reconhecendo elementos sintáticos, semânticos e pragmáticos presentes no processo de significação e suas associações com os discursos apresentados em suas distintas aplicações comunicacionais. Por fim, empregamos o protocolo de análise em um estudo de caso com três variações do uso publicitário de GIFs animados por marcas distintas (Americanas.com, Coca-Cola Brasil e Salon Line), com o intuito de verificar parâmetros e possibilidades de exploração do formato dentro do âmbito citado. Desta forma, o trabalho encontra-se dividido em três eixos norteadores: a definição do objeto, o desenvolvimento da metodologia de análise semiótica tridimensional e a aplicação do método em estudo de caso dentro do recorte estabelecido pela pesquisa.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Advertising
Animated GIF
Communication
Semiotics
Resumé en anglais
The general objective of this work is to perform a semiotic study of the advertising applications of the GIF format. To this end, we sought to define the object in light of its historicity, technicalities and dynamics of use from the review of specific bibliography. Through exploratory research, we identified the modalities of social use of animated GIFs as components of communicational processes seen in social networks in the contemporary context, mediated and permeated by communication mediated by electronic devices. From the conceptualization of the object, we started to concatenate the model of semiotic analysis that can be applied in different contexts of use, recognizing syntactic, semantic and pragmatic elements present in the process of signification and their associations with the discourses presented in their distinct communicational applications. Finally, we employ the analysis protocol in a case study with three variations of the advertising use of animated GIFs by distinct brands (Americanas.com, Coca-Cola Brasil and Salon Line), in order to verify parameters and possibilities of exploring the format within the scope cited. Thus, the work is divided into three guiding axes: the definition of the object, the development of the methodology of three-dimensional semiotic analysis and the application of the method in a case study within the scope established by the research.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-04-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.