• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-11042022-152905
Documento
Autor
Nombre completo
Laura Batista Cintra
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Presidente)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Lima, Ana Cristina Paula
Silva, João Paulo Amaral Schlittler
Título en portugués
O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
Palabras clave en portugués
Comunicação
GIF animado
Publicidade
Semiótica
Resumen en portugués
O trabalho tem como objetivo geral realizar o estudo semiótico das aplicações publicitárias do formato GIF. Para tanto, procuramos definir o objeto diante de sua historicidade, tecnicidades e dinâmicas de utilização a partir da revisão de bibliografia específica. Através da pesquisa exploratória, identificamos as modalidades de uso social do GIFs animados enquanto componentes dos processos comunicacionais vistos nas redes sociais no contexto contemporâneo, midiatizado e permeado pela comunicação mediada por dispositivos eletrônicos. A partir da conceituação do objeto, partimos para concatenação de modelo de análise semiótico passível de aplicação em diferentes contextos de uso, reconhecendo elementos sintáticos, semânticos e pragmáticos presentes no processo de significação e suas associações com os discursos apresentados em suas distintas aplicações comunicacionais. Por fim, empregamos o protocolo de análise em um estudo de caso com três variações do uso publicitário de GIFs animados por marcas distintas (Americanas.com, Coca-Cola Brasil e Salon Line), com o intuito de verificar parâmetros e possibilidades de exploração do formato dentro do âmbito citado. Desta forma, o trabalho encontra-se dividido em três eixos norteadores: a definição do objeto, o desenvolvimento da metodologia de análise semiótica tridimensional e a aplicação do método em estudo de caso dentro do recorte estabelecido pela pesquisa.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Advertising
Animated GIF
Communication
Semiotics
Resumen en inglés
The general objective of this work is to perform a semiotic study of the advertising applications of the GIF format. To this end, we sought to define the object in light of its historicity, technicalities and dynamics of use from the review of specific bibliography. Through exploratory research, we identified the modalities of social use of animated GIFs as components of communicational processes seen in social networks in the contemporary context, mediated and permeated by communication mediated by electronic devices. From the conceptualization of the object, we started to concatenate the model of semiotic analysis that can be applied in different contexts of use, recognizing syntactic, semantic and pragmatic elements present in the process of signification and their associations with the discourses presented in their distinct communicational applications. Finally, we employ the analysis protocol in a case study with three variations of the advertising use of animated GIFs by distinct brands (Americanas.com, Coca-Cola Brasil and Salon Line), in order to verify parameters and possibilities of exploring the format within the scope cited. Thus, the work is divided into three guiding axes: the definition of the object, the development of the methodology of three-dimensional semiotic analysis and the application of the method in a case study within the scope established by the research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-04-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.