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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-11042022-152905
Document
Author
Full name
Laura Batista Cintra
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (President)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Lima, Ana Cristina Paula
Silva, João Paulo Amaral Schlittler
Title in Portuguese
O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
Keywords in Portuguese
Comunicação
GIF animado
Publicidade
Semiótica
Abstract in Portuguese
O trabalho tem como objetivo geral realizar o estudo semiótico das aplicações publicitárias do formato GIF. Para tanto, procuramos definir o objeto diante de sua historicidade, tecnicidades e dinâmicas de utilização a partir da revisão de bibliografia específica. Através da pesquisa exploratória, identificamos as modalidades de uso social do GIFs animados enquanto componentes dos processos comunicacionais vistos nas redes sociais no contexto contemporâneo, midiatizado e permeado pela comunicação mediada por dispositivos eletrônicos. A partir da conceituação do objeto, partimos para concatenação de modelo de análise semiótico passível de aplicação em diferentes contextos de uso, reconhecendo elementos sintáticos, semânticos e pragmáticos presentes no processo de significação e suas associações com os discursos apresentados em suas distintas aplicações comunicacionais. Por fim, empregamos o protocolo de análise em um estudo de caso com três variações do uso publicitário de GIFs animados por marcas distintas (Americanas.com, Coca-Cola Brasil e Salon Line), com o intuito de verificar parâmetros e possibilidades de exploração do formato dentro do âmbito citado. Desta forma, o trabalho encontra-se dividido em três eixos norteadores: a definição do objeto, o desenvolvimento da metodologia de análise semiótica tridimensional e a aplicação do método em estudo de caso dentro do recorte estabelecido pela pesquisa.
Title in English
-
Keywords in English
Advertising
Animated GIF
Communication
Semiotics
Abstract in English
The general objective of this work is to perform a semiotic study of the advertising applications of the GIF format. To this end, we sought to define the object in light of its historicity, technicalities and dynamics of use from the review of specific bibliography. Through exploratory research, we identified the modalities of social use of animated GIFs as components of communicational processes seen in social networks in the contemporary context, mediated and permeated by communication mediated by electronic devices. From the conceptualization of the object, we started to concatenate the model of semiotic analysis that can be applied in different contexts of use, recognizing syntactic, semantic and pragmatic elements present in the process of signification and their associations with the discourses presented in their distinct communicational applications. Finally, we employ the analysis protocol in a case study with three variations of the advertising use of animated GIFs by distinct brands (Americanas.com, Coca-Cola Brasil and Salon Line), in order to verify parameters and possibilities of exploring the format within the scope cited. Thus, the work is divided into three guiding axes: the definition of the object, the development of the methodology of three-dimensional semiotic analysis and the application of the method in a case study within the scope established by the research.
 
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Publishing Date
2022-04-11
 
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