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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-09032021-004013
Documento
Autor
Nome completo
Gabriella Garcia Sanches Feola
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Passarelli, Brasilina (Presidente)
Cabral, Cristiane da Silva
Correa, Elizabeth Nicolau Saad
Karhawi, Issaaf Santos
Título em português
Mapeamento da comunicação sobre sexualidade feita por influenciadores no YouTube
Palavras-chave em português
Comunicação Digital
Criadores de conteúdo
Influenciadores Digitais
Rede Sociais
Sexualidade
Resumo em português
Na era do Big Data (FUCHS; CHANDLER, 2019), as redes são fontes de conhecimento cada vez mais relevantes e acessíveis. O YouTube se destaca como plataforma de vídeo e 67% dos usuários a utilizam para aprender algo novo (PROVOCKERS; GOOGLE, 2017). Entender a construção da sexualidade na contemporaneidade, passa por estudar o ambiente de rede como espaço de convívio e informação. Esta pesquisa se propõe a caracterizar a comunicação sobre sexualidade realizada no YouTube por influenciadores. Utiliza-se método exploratório, mesclando etnografia e análise de conteúdo, para identificar I) influenciadores relevantes na temática da sexualidade; II) sobre que assuntos falam III) que estratégias de abordagem usam. Os influenciadores identificados como mais relevantes são criadores de conteúdos profissionais que, tendo maior ou menor proximidade teórica com a área de saúde sexual e reprodutiva, tendem a mesclar informações de saúde e prevenção com aspectos opinativos, intersubjetivos, dando destaque para as características sociais e relacionais da sexualidade. Os usuários da plataforma formam uma audiência participativa e fazem parte da criação de conteúdo à medida que enviam perguntas e relatos que pautam o influenciador. Entende-se que este tipo de comunicação pode participar da construção da sexualidade a medida que apresentam informações e roteiros de conduta sexual (GAGNON, 1973). Considera-se que o uso da comunicação em rede a partir de influenciadores tem potencial para amplificar a promoção de direitos sexuais e reprodutivos, permitindo que os sujeitos possam ter autonomia para fazer escolhas conscientes e informadas, bem como aumentar a variedade de vozes que são referências no tema. Para tal é preciso observar dois pontos de atenção: I) as informações transmitidas nem sempre são acuradas ou atualizadas e II) é possível que as redes, apesar da diversidade, reproduzam hegemonias, estigmas e marginalizações.
Título em inglês
Mapping communication about sexuality created by influencers on YouTube
Palavras-chave em inglês
Content Creators
Digital Communication
Digital Influencers
Sexuality
Social Network
Resumo em inglês
At the Big Data Era (FUCHS; CHANDLER, 2019), social mídias are knowledge sources that get more and more relevant and available. YouTube stands out as a vídeo platform, in which 67% of the users use it to learn something new (PROVOCKERS; GOOGLE, 2017). To understand the construction of sexuality in contemporary, we must investigate social mídia as a space of sociability and information. This investigation has the purpose to describe the sexuality communication exercised at YouTube by influencers. We use a variety of methods to explore the subject such as ethnography and content analysis to identify I) relevant influencers at the sexuality issue; II) wich subjects they talk about; III) how the approach them. Influencers identified as more relevant in the issue - Cátia Damasceno, Dora Figueiredo, Manual do Homem Moderno and Dráuzio Varella are professionals content creators, having more or less theoretical familiarity to sexual health and reproductive health show the tendency to mix health information with opinative, intersubjective issues, giving highlights to social aspects of sexuality. Users form a participative audience and co-create the content by sending questions and stories that brief influencers. We understand that this sort of communication can play a part in sexuality construction by presenting information and sexual conduct scripts (GAGNON, 1998). We consider the communication made by influencers through social media can be used to amplify sexual rights and reproductive rights, allowing the sexual subjects (PAIVA, 1999) to have the autonomy to make informed and well-thought choices, such as to amplify the variety of voices on the sexuality issues. To reach such potential we need to highlight two attention points: I) information given ar not Always accurate or updated and II) social mídia, besides its diversity, can reproduce hegemony, stigmas, and discrimination.
 
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Data de Publicação
2021-03-09
 
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