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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2015.tde-01062015-154355
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Vanildo Leite
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Batista, Leandro Leonardo (Presidente)
Angelo, Margareth
Barreto Filho, Eneus Trindade
Soares, Rosana de Lima
Tarozzi, Massimiliano
Título em português
Experiências de interação de mulheres brasileiras com publicidade contraintuitiva: Um estudo em Grounded Theory
Palavras-chave em português
Grounded Theory
Midiatização
Mulheres Brasileiras
Publicidade contraintuitiva
Racismo
Resumo em português
Objetivos: Esta pesquisa enquadra-se como uma relevante e necessária proposta de continuidade e avanço dos estudos sobre as repercussões de sentido do estímulo contraintuitivo na comunicação publicitária brasileira. As articulações a serem produzidas pela sua execução contribuirão com os estudos dos Meios e da Produção Mediática que abordam a publicidade como objeto, visto que a originalidade desta investigação é colaborar para a construção de um estudo substantivo sobre as experiências de recepção da publicidade contraintuitiva por mulheres brasileiras (brancas e negras), compreendendo pelos seus olhares os significados e repercussões em estereótipos tradicionais associados à mulher negra. Com outras palavras, esta pesquisa apresenta uma proposta de explicação sobre os nexos de sentido que são produzidos quando da interação de mulheres brasileiras com narrativas publicitárias contraintuitivas que apresentam mulheres negras como protagonistas de seus discursos. Referencial Teórico e Metodologia: este trabalho configura-se como uma investigação qualitativa orientada pela interligação teórica das perspectivas do Interacionismo Simbólico e dos Estudos da Recepção (Midiatização, Mediações e Interação), com foco nas influências da mídia na (re)elaboração das identidades sociais, enquanto referencial teórico basilar e pela Grounded Theory Construtivista, como abordagem metodológica. Resultados: A construção dos resultados desta pesquisa possibilitou a articulação do modelo teórico representativo EXPERIÊNCIAS DE INTERAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS COM ANÚNCIOS CONTRAINTUITIVOS. Este modelo está estruturado por duas categorias centrais: uma de caráter geral, que expressa as experiências de mulheres brancas e negras, denominada DIMENSÃO SÓCIO-EMOCIONAL CATÁRTICA NO IMAGINÁRIO e a outra, de viés mais específico, que articula as experiências de mulheres negras, identificada no estudo como EXPERIÊNCIA DA DOR DO RACISMO E OS EFEITOS DE ANÚNCIOS CONTRAINTUITIVOS PARA SUA REDUÇÃO.
Título em inglês
Interaction experiences of Brazilian women with counterintuitive advertising: a study on Grounded Theory
Palavras-chave em inglês
Brazilian Women,
Counterintuitive advertising
Grounded Theory
Mediatization
Racism
Resumo em inglês
Objectives: This investigation is a relevant and necessary proposal to continue and to advance the studies about repercussions concerning counterintuitive stimulus in the Brazilian advertising communication. Articulations that will be produced due to its execution will contribute to the studies of Means and Media Production, which consider advertising as an object, since the originality of this investigation is to collaborate for the construction of a substantive theory about the experiences of counterintuitive advertising reception by Brazilian women (white and black). It will be possible to understand through their looks the meanings and repercussions in traditional stereotypes associated with black woman. In other words, this research presents an explanation proposal about the meaning links that are produced when there is interaction of Brazilian women with counterintuitive advertising narratives, which show black women as protagonists of their speeches. Theoretical background and Methodology: This paper is established as a qualitative investigation oriented by the theoretical interconnection of perspectives of Symbolic Interactionism and Reception Studies (Mediatization, Mediations, and Interaction), focused on influences of the media in the (re)elaboration of social identities, as basilar theoretical referential, and through the Constructivist Grounded Theory, as a methodological approach. Results: Development of the results of this research enabled the articulation of the representative theoretical model INTERACTION EXPERIENCES OF BRAZILIAN WOMEN WITH COUNTERINTUITIVE ADVERTISING. This model has two central categories: one of general character that expresses the experiences of white and black women, called CATARTIC SOCIOEMOTIONAL DIMENSION IN THE IMAGINARY, and another with a more specific bias that articulates the experiences of black women, identified in the study as EXPERIENCE OF RACISM PAIN AND EFFECTS OF COUNTERINTUITIVE ADS FOR ITS DECREASE.
 
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Data de Liberação
2019-05-31
Data de Publicação
2015-06-02
 
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