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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2013.tde-27022014-140816
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula de Moraes Teixeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Marcondes Filho, Ciro Juvenal Rodrigues (Presidente)
Lopes, Rodrigo Barbosa
Medina, Cremilda Celeste de Araujo
Santos, Marcos Ferreira dos
Vaidergorn, Jose
Título em português
O acontecimento comunicacional e a experiência de ensino. Afeto. Arrebatamento. Subjetividades
Palavras-chave em português
Acontecimento comunicacional
Afeto
Epistemologia da Comunicação
Metáporo
Narrativa Biográfica
Subjetividade
Teorias da Comunicação
Resumo em português
Este é um estudo epistemológico sobre o conceito de comunicação, que se utiliza de orientações filosóficas como aporte teórico. Porém, a tessitura desta proposta é trama emaranhada. É tecido que se umedece com líquido de subjetividade. Nos estudos convencionais sobre comunicação, o estatuto ontológico do ser nunca teve muito espaço. Prefere-se estudar "talhas" na comunicação, como a recepção, a mediação, os processos, os meios. Este é o ponto de partida do nosso trabalho: enveredar uma pesquisa da comunicação que "acontece" no ser - o acontecimento comunicacional. E como a noção de acontecimento trabalhada na tese é distinta da concepção compreendida a partir do senso comum ou mesmo da mídia, esse tipo de estudo requisita um procedimento distinto de trabalho. Esse procedimento é o Metáporo: uma proposta prático-descritiva que exige uma postura científica modificada, pois considera as afetações no ser (do acontecimento), e, neste trabalho, em conjunto com as afetações do ser (da pesquisa). Por isso, o olhar do pesquisador conta. Não para subtrair da observação o que interessa, e sim compor com ela. Mas como é preciso considerar o aspecto incapturável do acontecimento, a aposta do Metáporo é pela sua descrição. "Ter a experiência no próprio corpo e dela extrair descrições, relatos, exposições, textos, transformar o vivido em depoimento, em testemunho vivencial". E como o solo de nossa observação deita o olhar sobre as experiências de ensino, e porque uma experiência de ensino é elasticidade do ser, nossa proposta, além da discussão epistemológica, inclui relatos autobiográficos. Narrativas que possam permitir uma contiguidade de fruição. Tessitura de tramas elásticas cuja intenção primeira é dar passagens às vibrações de pensamento pela porosidade do texto.
Título em inglês
The communicational event and the teaching experience. Affection. Ravishment. Subjectivities
Palavras-chave em inglês
Affection
Biographical narrative
Communication Theories
Communicational Epistemology
Communicational event
Metoporo
Subjectivity
Resumo em inglês
This is an epistemological study on the communication concept, which makes use of philosophical orientations as a technical contribution. However, the fabric of this proposal is a tangled web. It is a tissue which dampens itself in the liquid of subjectivity. In conventional studies on communication, the being's ontological status has never had much space. One would prefer to study the "carvings" in communication, such as reception, mediation, processes, or media. This is the starting point of our work: engaging a communication research which "happens" in the being self - the communicational event. And as the notion of event developed on this thesis differs from the conception as it is understood by common sense or even by the media, this kind of study requires a different work procedure. This procedure is the Metaporo: a practical-descriptive proposal which demands a modified scientific attitude, as it takes into account affectations on the being (of the event), and, in this study, along with affectations of the being (of the research). Therefore, the researcher's look counts. Not in a way to subtract from the observation what is interesting, but to compose with it. But, as it is necessary to take into account the incomprehensive aspect of the event, the Metaporo wagers on its description. "To experience something within its own body and from it extract descriptions, reports, expositions, texts, to transform what has been experienced into statements, into life experience testimonies". And as the ground of our observation lies on teaching experiences, and because teaching experience is the being's resilience, our proposal, in addition to the epistemological discussion, includes autobiographical reports. Narratives that may enable a contiguity of fruition. An elastic web tissue whose first intention is to allow access to the thinking vibrations by the porosity of the text.
 
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Data de Publicação
2014-03-10
 
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