• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-24092019-161325
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Malacarne de Pinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Gomes, Mayra Rodrigues (Presidente)
Casadei, Eliza Bachega
Mungioli, Maria Cristina Palma
Soares, Rosana de Lima
Título em português
Representações da maternidade no cinema brasileiro contemporâneo
Palavras-chave em português
análise do discurso
cinema brasileiro
maternidade
representação social
Resumo em português
Objetivo: O cinema é um produto cultural constituído por discursos e significações e contribui para a formação de subjetividades. Esta pesquisa busca identificar em três longas-metragens nacionais contemporâneos o sistema de valores e ideias que orienta, situa e delimita as práticas maternas na sociedade brasileira e de que maneira os efeitos de sentido que constroem reforçam, transformam ou degradam a representação social materna. Métodos: Enquadramento teórico-metodológico interdisciplinar, que tem como base a Análise do Discurso oriunda da Escola Francesa, em diálogo com conceitos-chave da teoria da representação social, os estudos culturais e os estudos de gênero. Resultados: Com base nas análises, concluímos que a representação social da mãe brasileira contemporânea está ligada à ideologia da maternidade intensiva. Nos três filmes do corpus identificamos também contradiscursos que se contrapõem ao modelo vigente, o que aponta possível desgaste da representação social materna atual e o surgimento de mudanças e transformações relacionadas a ela no futuro.
Título em inglês
Representations of motherhood in contemporary Brazilian cinema.
Palavras-chave em inglês
Brazilian cinema
discourse analysis
motherhood
social representation
Resumo em inglês
Objective: Cinema is a cultural product that carries discourses and meanings and contributes to the formation of subjectivities. This research seeks to identify in three domestic contemporary feature films the range of values and ideas that guide, situate and delimit the maternal practices in Brazilian society and in what ways the meanings that they produce reinforce, transform or degrade maternal social representation. Methods: Interdisciplinary theoretical-methodological framework, based on French discourse analysis, in dialogue with key concepts of social representation theory, cultural studies and gender studies. Results: Based on the analysis, we concluded that the social representation of the contemporary Brazilian mother is linked to the ideology of intensive motherhood. In the three films of the corpus we also identified discourses that are contrary to the current model, which indicates a possible erosion of the current maternal social representation and an emergence of changes and transformations related to it in the future.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-09-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.