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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-24022021-153915
Documento
Autor
Nome completo
Ceres Marisa Silva dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Presidente)
Batista, Leandro Leonardo
Benedito, Vera Lucia
Lima, Cláudia do Carmo Nonato
Oliveira, Dennis de
Santos, Márcia Guena dos
Título em português
A comunicação afrodiaspórica decolonial de mulheres negras brasileiras de quatro coletivos nas redes digitais
Palavras-chave em português
Comunicação
Decolonialidade
Estratégias Sensíveis
Feminismos negros
Racismo
Redes digitais
Resumo em português
Essa tese investiga, identifica e contextualiza a Comunicação e a apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) de quatro entidades de mulheres negras brasileiras. Duas da Bahia: Instituto Odara e Flores de Dan; uma pernambucana: Associação das Mulheres Rendeiras; e uma carioca: Criola. Observa, se as iniciativas digitais têm ampliado não só a apropriação das redes sociais por essas mulheres/instituições, mas, também, contribuído para o fortalecimento dos discursos desse segmento, os feminismos negros, aqui denominados de 'pensamento afrodiaspórico decolonial de mulheres negras', qual seja, aquele emergido pela práxis das mulheres negras na diáspora e que é constituído de uma perspectiva de emancipação e resistência à modernidade/colonialidade, que respeita o conhecimento ancestral, os afetos e a produção do conhecimento dentro de uma lógica de pluralidade epistemológica, a diversidade de cosmovisões de mundo e que ambiciona o Bem Viver. Essa tese também identifica a presença ou não das brechas digitais e processos de exclusão no uso das TIC's por essas mulheres. Para isso, recorre à Análise Crítica do Discurso (ACD), a partir dos pressupostos de Teun Van Dijk das postagens das quatro entidades no Facebook por um período 30 dias nas entidades Instituto Odara e Criola. Já no Instituto Flores de Dan e Associação das Mulheres Rendeiras o prazo teve que ser dilatado para se adequar a realidade de cada instituição no uso das redes sociais. A partir da ACD essa tese identificou os conteúdos discursivos, a criação e recriação de ações ativistas específicas, voltadas para a organização desse movimento social, uma vez que esses repertórios indicam identidades coletivas e, principalmente, o direcionamento dessas iniciativas. Propõe, ainda, de forma inovadora, o uso da proposta de Estratégias Sensíveis, de Muniz Sodré, como categoria de análise da produção desses coletivos, no Facebook, uma vez que o campo das emoções, dos afetos tem espaço privilegiado na luta das mulheres negras diaspóricas. Ainda como referencial metodológico recorre a netnografia e a Pesquisa Ativista que prevê não mais 'objetos ou sujeitos' de estudos, mas participantes, pois o desenvolvimento da pesquisa é dialogado com mulheres dos quatro coletivos para contribuir na organização dessas instituições, no campo da Comunicação.
Título em inglês
The decolonial afro-diasporic communication of black Brazilian women at four collectives in digital networks
Palavras-chave em inglês
Black feminisms
Communication
Decoloniality
Digital networks
Racism
Sensitive strategies
Resumo em inglês
This thesis investigates, identifies and contextualizes Communication and the utilization of Information and Communication Technologies (ICTs) in four black Brazilian women's organizations. Two of them from Bahia: Odara and Flores de Dan; one organization from Pernambuco: Associação das Mulheres Rendeiras (Association of Lace-Weaving Women); and one from Rio de Janeiro: Criola. The proposed investigation verifies whether digital initiatives have not only increased the utilization of social networks by these women / institutions, but also contributed to the strengthening of discourses in such segment. Black feminisms in this context referred to as 'black women's afro-diasporic decolonial thinking' that is, emerging from black women's praxis in the diaspora. It consists of a perspective of emancipation and resistance to modernity / coloniality, and respects ancestral knowledge, affections and knowledge production within a logic of epistemological plurality, diversity of worldviews, and the pursuit of Good Living. This thesis also identifies the presence or absence of digital gaps and exclusion processes in the use of ICTs by the aforementioned women. In order to do this, the proposed investigation utilizes Critical Discourse Analysis (CDA), based on Teun Van Dijk presuppositions in analyzing postings by those organizations on Facebook during 30 days authored by Instituto Odara and Criola. Both the Flores de Dan Institute and the Associação das Mulheres Rendeiras' timeframe had to be extended in order to suit the reality of each institution in social media networks' use. Based on CDA, this thesis identified the discursive contents, the creation and recreation of specific activist interventions, aimed at organizing this social movement, since these repertoires indicate collective identities and, especially, the path/goals of such initiatives. This investigation also proposes an innovative framework, by employing Muniz Sodré's Sensitive Strategies proposition. It is an analytical category of products authored by these collectives on Facebook, since emotions and affections are privileged spaces in black-diasporic women's struggles. Moreover, as a methodological framework, this study utilizes netnography and Activist Research, in which there are no longer 'objects or subjects' of studies, but participants, since the development of the research is crafted in dialogue with women members of the four collectives in contributing to organizing these institutions in the field of Communication.
 
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Data de Publicação
2021-02-24
 
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