• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-21102010-094632
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Della Dea Tavernari
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Soares, Rosana de Lima (Presidente)
Gomes, Mayra Rodrigues
Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
Título em português
Blogs íntimos: percursos no contexto discursivo do meio digital
Palavras-chave em português
Blogs
Comunicação
Discurso
Identidade
Sentido
Resumo em português
Ferramentas de publicação e instrumentos de mídia social, os diários virtuais íntimos, blogs de conteúdo temático relacionado ao cotidiano, exploram as potencialidades imersivas e interativas das mídias digitais e compõem percursos de sentidos no labirinto hipertextual anunciando a problemática do descentramento do sujeito, do interdiscurso e da autoria. Partindo de uma perspectiva teórica e metodológica enunciativa e discursiva, percorrem-se as instâncias sintáticas, semânticas e pragmáticas da materialidade do enunciado para investigar as formas de emergência do sujeito no espaço e no tempo e explorar analiticamente fenômenos da contemporaneidade: as articulações identitárias e as formas de subjetivação, o processamento da memória e a relação entre o público e o privado no ciberespaço. Tal metodologia de análise do corpus confere uma visão do objeto não apenas como um componente dos dispositivos de comunicação multidirecionais, mas como uma ferramenta de articulação narrativa de si, marcada por um modo de enunciação específico, diferente daquele dos diários íntimos tradicionais uma vez que o contexto hipertextual altera as condições de produção do discurso. Dessa metodologia baseada na Teoria da Enunciação e na Análise do Discurso de linha francesa depreende-se não apenas os mecanismos lingüísticos de insurgência subjetiva mas também as formas de inserção do sujeito na ordem do discurso.
Título em inglês
Blogs íntimos: percursos no contexto discursivo do meio digital
Palavras-chave em inglês
blog
communication
discourse
identity
meaning
Resumo em inglês
As publication and social media tools, blogs related to individual daily routine explore the immersive and interactive potential from the digital media composing meaning circuits in the hypertextual labyrinth by considering a interdiscourse point of view. From a theoretical and methodological discursive perspective, either syntactic, semantic and pragmatic textual plans are evaluated in order to investigate the ways in which the subject emerges within space and time and to explore analytically the identity and subjectivity articulation, the memory process and the connection between public and private in the cyberspace. This method of analysis provides the object with a prospect of not only a component of multi-directional communication devices but as a tool to articulate the self narrative, marked by a specific form of enunciation that differs from the traditional journal due to hypertextual context that changes the discourse production. This methodology is based on the Theory of Enunciation and in the French Discourse Analysis, both focused not only on the linguistic mechanisms of subjective insurgency but also on the ways of the subject insertion in the order of discourse.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
3687044.pdf (6.74 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.