• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-21052013-120828
Documento
Autor
Nombre completo
Caio de Salvi Lazaneo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco (Presidente)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Canevacci, Massimo
Título en portugués
Produção partilhada do conhecimento: uma experiência com as comunidades indígenas Xavante e Karajá
Palabras clave en portugués
Comunicação Digital
Cotidiano
Hipermídia
Produção Partilhada do Conhecimento
Senso Comum
Resumen en portugués
A presente pesquisa propõe um estudo de uma trajetória de Produção Partilhada do Conhecimento, com foco em relações comunidade-universidade, mais especificamente em duas comunidades indígenas brasileiras, onde foram desenvolvidos trabalhos de campo: Aldeia Sangradouro (Tsö'rehipãri), da etnia xavante, Aldeia Fontoura (Btõiry), da etnia karajá, além da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Durante a pesquisa nessas comunidades, foram realizados produtos e registros audiovisuais, com dois interlocutores locais, Divino Tserewahú, entre os xavantes, e Juanahu Iny, entre os karajás, assim como a participação dos mesmos em atividades no contexto acadêmico. Os diários de partilha trazem fotos dos diversos autores que participaram dos percursos e os relatos etnográficos das atividades com as distintas comunidades. Para a contextualização e problematização do processo de realização, partir-se-á dos conceitos de Produção Partilhada do Conhecimento, Cotidiano, Senso Comum e Hipermídia como aportes teóricos aptos à investigação de novas possibilidades de produção de conhecimento em Comunicação Digital.
Palabras clave en inglés
Common Sense
Digital Communication
Hypermedia
Quotidian
Shared Production of Knowledge
Resumen en inglés
This research proposes a study of one trajectory of Shared Production of Knowledge, focusing on community-university relations, specifically in two Brazilian indigenous communities, which were developed fieldwork: Sangradouro village (Tsö'rehipãri), ethnicity Xavante, Fontoura village (Btõiry), ethnicity Karaja, and the School of Communication and Arts (ECA) at the University of São Paulo (USP). During the research in these communities were made products and audiovisual recordings, with two local interlocutors, Divino Tserewahú among the Xavante, and Juanahu Iny among Karajá, as well as their participation in activities in the academic context. The daily of sharing brings photos from the various authors who participated of the routes and the ethnographic narration of the activities with the different communities. For contextualize and problematize the process of realization, we bring the concepts of Production Sharing Knowledge, Quotidian, Common Sense and Hypermedia as a theoretical framework suitable for investigating new possibilities of knowledge production in Digital Communication.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Producaopartilhada.pdf (83.44 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-05-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.