• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-20052014-122107
Documento
Autor
Nombre completo
Anuschka Reichmann Lemos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Kossoy, Boris (Presidente)
Coli Junior, Jorge Sidney
Entler, Ronaldo
Medina, Cremilda Celeste de Araujo
Palma, Daniela
Título en portugués
Da fotografia, o espaço como personagem. Articulações, dinâmicas e experiências
Palabras clave en portugués
dinâmicas comunicacionais
espaços da fotografia
produção e recepção de imagens
teoria da fotografia
Resumen en portugués
Este texto busca uma compreensão aprofundada das diferentes realidades que compõem os processos de produção e recepção das imagens fotográficas: suas dinâmicas, relações simbólicas e sujeitos envolvidos. A partir dessa ideia, o objetivo desta pesquisa é demonstrar, por meio de diferentes abordagens teóricas e suas articulações, diversas possibilidades interpretativas que as imagens fotográficas provocam ou sugerem. Para tanto, tem como foco os espaços de duas realidades fotográficas: o espaço do real e o espaço da imagem. A partir dessas duas demarcações, este texto desdobra-se em possíveis articulações, dinâmicas e experiências que as relações entre elas suscitam nos dois maiores sujeitos da fotografia - fotógrafo e leitor. Para tanto, pensamentos de autores que observam questões dos espaços do mundo e das imagens, como Boris Kossoy, Edgar Morin, Michel de Certeau, Michel Maffesoli, Tatiana Levy e Cremilda Medina, são apontados e relacionados com os espaços da fotografia. De cada teórico apresentado, propostas sobre os espaços são destacadas por meio de três olhares distintos e sobrepostos nas narrativas fotográficas da contemporaneidade: o da complexidade, o dos afetos e o da poética. Com um esboço inicial de cada teórico, suas ideias são aplicadas isoladamente a diferentes trabalhos fotográficos. A seguir, articulações entre as propostas teóricas dos diferentes autores são compostas para elaborar diversas possibilidades simbólicas dos espaços em diferentes trabalhos de fotografia produzidos pelo mundo. Acredita-se que nesse processo, questões ainda não tão claras sobre os espaços da fotografia, e da própria fotografia como elemento expressivo e simbólico, possam passar para um primeiro plano.
Título en inglés
Of photography, the space as character: articulations, dynamics and experiences.
Palabras clave en inglés
communicational dynamics
imagery production and reception
photography theory
spaces in photography
Resumen en inglés
This research looks for a deeper comprehension of the different realities that make up image production and reception processes: the dynamics, symbolic relations and subjects involved. From this idea, the goal of this research is to demonstrate, by means of different theoretical approaches and their articulations, various interpretative possibilities that the images provoke or suggest. Consequently, it focuses on the spaces of the photographic realities: the reality space and the image space. From these two demarcations, this text unfolds into possible articulations, dynamics and experiences that the relationship between them suscitate on the two main subjects of photography -photographer and reader. To do so, the thinking of different authors that observe issues of spaces of the world and of images, such as Boris Kossoy, Edgar Morin, Michel de Certeau, Michel Meffesoli, Tatiana Levy and Cremilda Medina, are identified and related to the photographic spaces. From each author, a set of proposals on the spaces are highlighted by three distinctive and superimposed points-of-view in the photographic contemporary narratives: of complexity, of affections and of poetics. With an initial sketch of each theorist, his/her ideas are applied separately to different photographic works. Following, the articulations among different authors' theoretical proposals are combined to develop various symbolic possibilities of the spaces in several photographic essays produced around the world. It is believed that in this process, issues not yet clear regarding the spaces of photography, and photography itself as an expressive and symbolic element, may came to the foreground.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-05-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.