• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-19092016-161727
Documento
Autor
Nombre completo
Maura Oliveira Martins
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Correa, Victor Aquino Gomes (Presidente)
Brandalise, Roberta
Gomes, Mayra Rodrigues
Rodrigues, Maria Clotilde Perez
Torres, Fernando Aaron Andacht
Título en portugués
Novos efeitos de real concretizados pelas máquinas de visibilidade: reconfigurações no telejornalismo perante a ubiquidade das câmeras onipresentes e oniscientes
Palabras clave en portugués
Câmeras onipresentes e oniscientes
Conteúdos Gerados por usuários
Fronteiras entre o público e o privado
Jornalismo
Realismo
Telejornalismo
Vigilância
Resumen en portugués
Tendo em vista um cenário em que os dispositivos de registro do real adquirem onipresença na vida cotidiana, o jornalismo se encontra em um período de readequação de suas estratégias narrativas e de seu modus operandi. A presente tese procura investigar as reconfigurações no telejornalismo em razão da ubiquidade de câmeras, que capturam registros produzidos tanto pelas mídias quanto por instâncias externas a elas, e que oferecem aos veículos jornalísticos um material inesgotável e irrecusável, visto estar cercado de uma expectativa de autenticidade. Propõe-se então uma categorização às câmeras, sistematizadas como câmeras oniscientes e onipresentes, de modo a nos aproximarmos à especificidade do fenômeno. Em comum, todas as câmeras apontam à busca de uma estética realista, baseada no reconhecimento de uma baixa interferência midiática. Desse modo, o que se observa é o emprego de estratégias narrativas e estéticas para que o telejornalismo possa se apropriar destes conteúdos gerados por estas máquinas de visibilidade, que trazem às mídias algo que ficaria anteriormente restrito aos bastidores, operando também com sintoma da desfronteirização entre o público e o privado. A partir deste percurso metodológico, intenta-se por fim compreender de que forma estes dispositivos são utilizados para a concretização de novos efeitos de realismo ao jornalismo.
Título en inglés
New effects of reality achieved by the machines of visibility: reconfigurations in TV journalism before the ubiquity of omnipresent and omniscient cameras.
Palabras clave en inglés
Boundaries between public and private
Journalism
Omnipresent and omniscient cameras
Realism
Surveillance
TV journalism
User Generated Content
Resumen en inglés
Considering a scenario where the technologic devices that visually register the world acquire omnipresence in everyday life, journalism is in a period of readjustment of its narrative strategies and its modus operandi. This research intents to investigate the changes in TV journalism because of the ubiquity of cameras, which capture images produced both by the media and by external institutions, since they offer to the journalistic enterprises an inexhaustible and irresistible material, because it is surrounded by an expectation of authenticity. We propose then a categorization of these machines, which are systematized as omniscient and omnipresent cameras, for the purpose of understanding the specificity of the phenomenon. In common, all of these cameras point to the search for a realistic aesthetics, based on the recognition of a low media interference. Thus, it is observed that the TV stations use some strategies to adapt these contents in their narratives, which bring to the media something that would previously be restrict to the backstage area. In a sense, they operate as a symptom o the erosion of the boundaries between public and private. With this methodological course, we finally attempt to understand how these technologic devices are used to achieve effects of realism to journalism.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-09-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.