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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-17052019-112427
Document
Author
Full name
Bianca Marder Dreyer
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2019
Supervisor
Committee
Correa, Elizabeth Nicolau Saad (President)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Leão, Lucia Isaltina Clemente
Martino, Luís Mauro Sá
Moura, Claudia Peixoto de
Title in Portuguese
As relações e interações como princípios inerentes às relações públicas: uma proposição teórica com diretrizes práticas para a disciplina
Keywords in Portuguese
Interação
Metafísica
Relação
Relações públicas
Teoria
Abstract in Portuguese
Este estudo tem como objetivo contribuir para a epistemologia das relações públicas por meio da proposição de uma abordagem teórica e prática que fundamenta as relações e interações como princípios inerentes à existência da disciplina. Tal proposição apresentará um arcabouço teórico das quatro causas que explicam a razão de ser das relações públicas à luz da ciência Metafísica. Assim, a causa formal é a relação; a causa material são os atores sociais; a causa eficiente é a interação e a causa final é a reputação. Nosso estudo propõe uma abordagem fundamentada nas relações e interações porque acreditamos que a relação é intrínseca e teórica às relações públicas, e conduz as demais causas no arcabouço teórico que será apresentado. Quanto às interações, essas são extrínsecas às relações públicas e justificam a abordagem prática que será descrita. Propomos que há diferentes níveis de interação: o nível 1 - Interação que Informa (I.I), o nível 2 - Interação que Comunica (I.C), o nível 3 - Interação que Gera Participação (I. G.P) e o nível 4 - Interação que Gera Vínculo (I. G.V). Os quatro níveis podem ocorrer em três ambientes: físico, online e híbrido. O conjunto dos níveis apresenta duas finalidades: visibilidade e confiança. Todos os níveis, em maior ou menor intensidade, podem trazer visibilidade para um ator social, assim como desenvolver a confiança, para que a reputação, causa final das relações públicas, seja construída de forma positiva e assim percebida. Nosso problema de pesquisa está alicerçado na dificuldade de encontrar estudos que apresentem reflexões teóricas que possam sustentar e correlacionar a relação, causa inerente às relações públicas, no seu produzir-se e modificar-se dinamicamente, portanto, nas diferentes formas de interação que se dão na prática entre atores sociais e públicos. À vista disso, esta é uma pesquisa de natureza teórica e está fundamentada na estratégia bibliográfica. Nossa abordagem é fenomenológica, pois discorre sobre as relações públicas como uma disciplina constituída e sua essência, a relação. Nosso estudo caracteriza-se também por ser qualitativo e quantitativo. Como método de coleta de dados, faz uso da análise de documentos, e como técnica para analisar tais dados, utiliza a análise de conteúdo. O resultado da análise realizada em artigos científicos de periódicos nacionais indicou a carência de estudos teóricos que discorrem sobre relações públicas, bem como de pesquisas que aprofundam as relações em relações públicas.
Title in English
-
Keywords in English
Communication
Metaphysics
Public Relations
Relationship
Theory
Abstract in English
This study aims to contribute to the epistemology of public relations by proposing a theoretical and practical approach that takes relationships and interactions as inherent principles to the existence of the discipline. This proposition presents a theoretical framework of the four causes that explain the raison d'être of public relations in the light of Metaphysical science. Thus, the formal cause is the relation; the material cause are the social actors; the efficient cause is interaction and the ultimate cause is reputation. Our study proposes an approach based on relationships and interactions because we believe that the relationship is intrinsic and theoretical to public relations and leads the other causes in the theoretical framework that will be presented. As for interactions, these are extrinsic to public relations and justify the practical approach that will be described. We propose that there are different levels of interaction: level 1 - Interaction that informs (II), level 2 - Interaction that communicates (CI), level 3 - Interaction that generates participation (IGP) and level 4 - Interaction that bonds (IGV). The four levels can occur in three environments: physical, online, and hybrid. The set of levels has two purposes: visibility and trust. All levels, to a greater or lesser extent, can bring visibility to a social actor, as well as build trust, so that reputation, the ultimate cause of public relations, is built in a positive and perceived way. Our research problem is based on the difficulty of finding studies that present theoretical reflections that can sustain and correlate the relation, the inherent cause of public relations, in its dynamically producing and changing itself, therefore, in the different forms of interaction that occur in practice between social and public actors. Taking this into consideration, this research is of a theoretical nature and is based on the bibliographic strategy. Our approach is phenomenological, because it discusses public relations as a constituted discipline and its essence, the relationship. Our study is also characterized as being qualitative and quantitative. As a method of data collection, it uses document analysis, and as a technique for analyzing such data, it uses content analysis. The result of the analysis carried out in scientific articles of national journals indicated the lack of theoretical studies that talk about public relations, as well as research that deepens relations in public relations.
 
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Publishing Date
2019-05-17
 
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