• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-17042013-111232
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Alves de Queiroga
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Marcondes Filho, Ciro Juvenal Rodrigues (Presidente)
Bonfiglioli, Cristina Pontes
Silva, Wagner Souza e
Título em português
Percepção e impacto no fotojornalismo. Fotografia e comunicação
Palavras-chave em português
Acontecimento comunicacional
fotografia
fotojornalismo
metáporo
teoria da comunicação
Resumo em português
Este trabalho trata de uma pesquisa de recepção baseada na fenomenologia do Princípio da Razão Durante. Ele teve como objetivo observar a relação entre o observador e a fotografia, e se pergunta: o que ocorre nesse processo? De um lado, ele considera que a comunicação acontece apenas no receptor, que ela é individual e intransponível, dependendo de certa abertura para o mundo, de certa percepção. De outro, que na fotografia o que se destaca é sua parte vívida, que também depende da percepção. No início, o trabalho ressalta as características híbridas da fotografia, como algo entre arte e documentação. O recorte aqui é a fotografia jornalística, que levanta questões para se pensar o que é a fotografia em geral. No segundo capítulo, faz-se uma aproximação entre a teoria e o Acontecimento comunicacional, a saber, a comunicação propriamente dita. Por último, o trabalho apresenta o relato obtido como resultado da observação realizada na exposição de fotojornalismo World Press Photo.
Palavras-chave em inglês
communication Event
communication theory
metaporo
photography
photojournalism
Resumo em inglês
This work deals with a research based on the phenomenology of the Principle of Reason During. He's aimed to the observation of the relationship between the viewer and the photograph, and asks: what happens in this process? On one hand, he believes that communication happens only at the receiver, it is individual and impassable, depending on certain openness to the world, in a sense. On the other, he believes that in the picture what stands out is its vivid parts, that also depends on perception. At first, the work highlights the hybrid features photography as something between art and documentation. Detached here is the journalistic photography, posing questions to think about what is photography in general. In the second chapter, is made an approximation between theory and communicational Event, namely the communication itself. Finally, the paper presents a report obtained as a result of the observation made in photojournalism exhibition of World Press Photo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-04-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.